Educação Intercultural no Ensino de História e Cultura Indígena em Tempos de Pandemia da Covid-19
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p341-363Palavras-chave:
educação intercultural; práticas pedagógicas; História e Cultura indígenaResumo
Neste estudo, tivemos o objetivo de analisar as transformações dos sujeitos após estudar a História e Cultura dos povos indígenas na perspectiva da educação intercultural no âmbito do Ensino Remoto implementado em Altamira-PA durante a pandemia da Covid-19. A abordagem qualitativa desta pesquisa vincula-se a teoria-prática e pensamento-ação, através do planejamento e estratégias pedagógicas que inserem conteúdos de história e cultura indígena em uma turma da Educação Básica. As análises foram realizadas sob o aporte teórico de Walsh (2009), Fleury (2003), Grando (2007), Geertz (1989) e Baniwa (2008). Apesar dos limites encontrados com a suspensão das atividades presenciais e dos desafios na utilização de ferramentas digitais, verificamos que o processo intersubjetivo da prática pedagógica intercultural provocou reflexões capazes de transpor as narrativas estereotipadas e estabelecer diálogos que favoreceram o respeito a diversidade étnico-cultural.
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Atualizado em 15/07/2017