Exposições colaborativas com os povos indígenas
possibilidades e desafios para a educação socioambiental no Museu de História Natural
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n67.p194-213Palavras-chave:
museu; educação socioambiental; exposição colaborativa; saber ambiental indígena.Resumo
Este texto discute as limitações e as possibilidades de exposições colaborativas e etnográficas para o desenvolvimento de um discurso de caráter educativo e socioambiental nos museus de história natural. Para tal, se analisa uma exposição com participação indígena desenvolvida no Museu Paraense Emílio Goeldi. A metodologia usada foi do tipo qualitativo, e os dados foram levantados mediante a análise de documentos e de entrevista do tipo semiestruturada. A análise revela a presença de modelos antagônicos da comunicação se pensada a exposição em relação ao público indígena ou ao público ocidental. Por outro lado, se identificaram emergências socioambientais na exposição. Por fim, é possível afirmar que exposições colaborativas realizadas com a participação indígena oferecem grandes possibilidades para o desenvolvimento de um discurso expositivo de caráter educativo e socioambiental nos museus de história natural.
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Atualizado em 15/07/2017