Literatura Africana e Afro-Brasileira na Construção da Identidade da Criança na Pré-escola
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p231-246Palavras-chave:
Negro; Identidade; Educação infantil; Contação de História.Resumo
O objetivo deste artigo é discutir de forma interdisciplinar - estabelecendo um diálogo, principalmente, entre educação e sociologia - a questão da contação de história e a contribuição da literatura africana e afro-brasileira na formação da identidade da criança negra na pré-escola. Para tanto, apresenta um relato de experiência desenvolvido numa escola do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, que atende crianças da pré-escola e ensino fundamental. A prática pedagógica em questão inseriu a literatura africana e afro-brasileira na rotina de uma turma de Educação Infantil, composta por 20 crianças na faixa dos cinco anos. O relato de experiência está ancorado, principalmente, nos pressupostos de Kabengele Munanga (2009) como base para a discussão teórica em torno da construção da identidade negra. Para o autor, o conceito de identidade no Brasil refere-se a uma realidade complexa que envolve fatores distintos como: histórico, linguístico e psicológico.
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Atualizado em 15/07/2017