Literatura Africana e Afro-Brasileira na Construção da Identidade da Criança na Pré-escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p231-246

Palavras-chave:

Negro; Identidade; Educação infantil; Contação de História.

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir de forma interdisciplinar - estabelecendo um diálogo, principalmente, entre educação e sociologia - a questão da contação de história e a contribuição da literatura africana e afro-brasileira na formação da identidade da criança negra na pré-escola. Para tanto, apresenta um relato de experiência desenvolvido numa escola do município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro, que atende crianças da pré-escola e ensino fundamental. A prática pedagógica em questão inseriu a literatura africana e afro-brasileira na rotina de uma turma de Educação Infantil, composta por 20 crianças na faixa dos cinco anos. O relato de experiência está ancorado, principalmente, nos pressupostos de Kabengele Munanga (2009) como base para a discussão teórica em torno da construção da identidade negra. Para o autor, o conceito de identidade no Brasil refere-se a uma realidade complexa que envolve fatores distintos como: histórico, linguístico e psicológico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Ribeiro, Universidade Unigranrio

a) Literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade da criança na pré-escola; Dossiê Temático 68 - Educação e contação de história

b) nomes de todos os autores conforme disponível na Plataforma Lattes - Simone Regina de Oliveira Ribeiro

c) endereço institucional do autor de correspondência - Rua José de Souza Herdy, 1160, Duque de Caxias, RJ

d) telefones dos autores- 21 992331763

e) email de todos os autores- monyregina@hotmail.com

f) titulação principal; Mestre em Letras e Ciências Humanas

g)instituição a que pertence(m) - Universidade Unigranrio

h) cargo que ocupa(m); Doutorando

 

i) grupo de pesquisa. Narrativas, Escrituras do Eu: Literatura, Comunicação e Sociedade

Danielle Fortuna, Unigranrio

a) Literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade da criança na pré-escola; Dossiê temático 68 - Educação e contação de história

b) Daniele Ribeiro Fortuna

c) Endereço institucional: Rua José de Souza Herdy, 1160 - Duque de Caxias, RJ

d) Telefone

e) email de todos os autores- drfortuna@hotmail.com

f) titulação principal; Doutora em Letras

g)instituição a que pertence(m) - Universidade Unigranrio

h) cargo que ocupa(m); Docente do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes

i) grupo de pesquisa. Narrativas, Escrituras do Eu: Literatura, Comunicação e Sociedade

Jacqueline Lima, UENF/UNESA

Título do artigo: Literatura africana e afro-brasileira na construção da identidade da criança na pré-escola / Dossiê 68 - Educação e Contação de História

b) Nome: Jacqueline de Cassia Pinheiro Lima
c) Endereço institucional: Av. Alberto Lamego, 2000. Campos dos Goytacazes. Av. Presidente Vargas, 642. Rio de Janeiro.
d) Telefone: (21)996559306
e) E-mail:  jacapili.jl@gmail.com
f) Titulação: Doutora em Sociologia
g) Instituição: UENF/UNESA
h) Cargo:  Pesquisadora Visitante/Professora

i) Grupo de pesquisa: Narrativas, Escrituras do Eu: Literatura, Comunicação e Sociedade

Referências

AMARAL, Arleandra Cristina Talin do. A infância pequena e a construção da identidade étnico-racial na educação infantil. 37ª Reunião Nacional da ANPED. Florianópolis, 2015. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-4223.pdf. Acesso em: 25 mar 2021

ARAÚJO, Jurandir de Almeida; MORAIS, Rossival Sampaio. A relevância em se trabalhar a literatura infantil afro-brasileira na educação infantil. Africanias.com. UNEB. n. 05. 2014. Disponível em: <http://www.africaniasc.uneb.br/pdfs/n_5_2014/jurandir_de_almeida_araujo.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2021.

Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 22 mar 2021

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil#a-educacao-infantil-no-contexto-da-educacao-basica Acesso em: 14 jul 2021

BUENO, André de Godoy. Literaturas africanas e afro-brasileira no Ensino Fundamental II. 2015. ??f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

FARIA, Maria Alice. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2010.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LIMA, Lucineide Amorim, SOUSA, Rayron Lennon Costa, ARAÚJO, Geovana Oliveira de. A literatura africana e afro-brasileira: o viés literário e suas possibilidades para um trabalho com a diversidade. Ensino & Multiciplinaridade, São Luis, v. 2, n. 1, jan-jun. 2016.

MARIOSA, Gilmara Santos, REIS, Maria da Glória dos. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Estação Literária, Londrina, Vagão volume 8 parte A, p. 42-53, dez. 2011. Disponível em: < http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8AArt06.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2017.

MUNANGA, Kabengele. Negritude – Usos e sentidos. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

MUNIZ, Luciana Soares; MARTÍNEZ, Albertina Mitjáns. A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1039-1054, out./dez. 2015.

ORTIZ, Renato. Cultura brasileira e identidade nacional. São Paulo: Brasiliense, 2006.

PERES, Fabiana Costa; MARINHEIRO, Edwylson de Lima; MOURA, Simone Moreira de. A literatura infantil na formação da identidade da criança. Revista eletrônica Pró-docencia. UEL. Ed. Nº 01, v. 1, jan-jun. 2012.

PIAGET, J. (1975). A formação do símbolo na criança: imitação, jogo e sonho, imagem e representação (Cabral, A.; Oiticica, C.M., Trad.). 2a Ed. Rio de Janeiro: Zahar; Brasília: INL. 370 p.

SISTO, Celso. Textos e pretextos sobre a arte de contar histórias. Chapecó: Argos, 2001.

VYGOTSKI, Lev Semenovich. A formação social da mente. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALSH, Catherine. “Outros” saberes, “outras” críticas: reflexões sobre as políticas e as práticas de filosofia e decolonialidade na “outra” América. Revista X, v. 16, n. 1, p. 54-79, 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-26

Como Citar

RIBEIRO, S. .; FORTUNA, D.; LIMA, J. Literatura Africana e Afro-Brasileira na Construção da Identidade da Criança na Pré-escola. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 231–246, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n68.p231-246. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13992. Acesso em: 28 mar. 2024.