Lutas e formação para professorxs outrxs
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p207-219Palavras-chave:
Universidades. Capacitação de professor. Ensino.Resumo
Este artigo compartilha a trajetória, iniciada em 2016, de um Grupo Pesquisa XXX seus trabalhos e reflexões, nascidos sob a perspectiva das pedagogias latino-americanas. Com o objetivo de contribuir para a formulação de uma perspectiva epistemológica “outra” (DUSSEL, 1989 p.75) para a formação docente, o projeto investe na instauração de um “novo lugar institucional” (NÓVOA, 2017, p.1.106) e na vinculação entre as lutas docentes, o cotidiano escolar, os estágios supervisionados, o ensino e a pesquisa embasada em formulações de autores decoloniais, como Freire (1982), Fanon (2015) e Walsh (2009), e nas Epistemologias do Sul (SANTOS, 2007; 2020). A experiência indica caminhos para uma formação docente decolonial, contextualizada na luta de povos latinos, na pesquisa colaborativa, no trabalho coletivo, numa “outra cultura” para relações pedagógicas, saberes e lugares.
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Atualizado em 15/07/2017