Cirandar entre cirandas de escrita

Experiência de formação em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p116-132

Palavras-chave:

formação de professores, narrativa, experiência docente

Resumo

Apresenta-se o projeto Cirandar: Rodas de Investigação na Escola, sediado na Universidade XXXXXXXX - XXX, desenvolvido atualmente em parceria entre universidades, institutos federais e escolas especialmente na metade sul do país. Trata-se de um projeto anual de formação de professores, realizado desde 2012. Relata-se um breve histórico do projeto e sua aposta na experiência docente partilhada nas rodas de formação em rede, fomentada pela escrita de relato de experiência, na leitura entre pares e na reescrita destes relatos. O projeto visa fomentar no diálogo e na escrita recursiva questões de interesse educativo e pedagógico a partir da sala de aula de cada participante. O estudo sobre a experiência como modo de contextualizá-la neste processo de formação fundamenta os princípios do projeto e a escrita do relato de experiência. Com suporte na pesquisa narrativa, compôs-se uma história a partir das narrativas construídas pelos participantes.  Argumenta-se que o Cirandar promove a compreensão da sala de aula como lugar de formação, de invenção, de estudo e foco de investigação a serem partilhados entre professores, tornando-se ele mesmo uma experiência de formação.

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Biografia do Autor

Aline Machado Dorneles, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação em Ciências. Professora adjunto na Escola de Química e Alimentos na Universidade Federal do Rio Grande - FURG e professora permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências na FURG. 

Maria do Carmo Galiazzi, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora-titular aposentada da Universidade Federal do Rio Grande – Furg, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde. 

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-05-28

Como Citar

MACHADO DORNELES, A.; GALIAZZI, M. do C. Cirandar entre cirandas de escrita: Experiência de formação em rede . Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 66, p. 116–132, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n66.p116-132. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/13451. Acesso em: 13 abr. 2024.