Ensino de História em tempos de ensino remoto emergencial:

metodologia, avaliação e reflexão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137

Palavras-chave:

ensino de História, tecnologias educacionais, ensino remoto emergencial, educação a distância

Resumo

Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender também as singularidades e as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais, a partir do contexto de pandemia mundial de Covid-19. Utilizamos para o nosso estudo de caso os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza (Ceará), do 9ª ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020, de IES particulares e públicas. O que percebemos de antemão, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes pelo mundo tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC’s), Tecnologias Educacionais, objetos educacionais, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) etc. E muitas vezes, tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. O que percebemos, também, foi que as mudanças na relação entre educação e tecnologia se deram principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.                       

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Biografia do Autor

Thiago da Silva Nobre, Universidade Federal do Amapá

Mestre em História pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e professor substituto na licenciatura em História da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

NOBRE, T. da S. Ensino de História em tempos de ensino remoto emergencial:: metodologia, avaliação e reflexão. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 121–137, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/12306. Acesso em: 26 abr. 2024.