Ensino de História em tempos de ensino remoto emergencial:
metodologia, avaliação e reflexão
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p121-137Palavras-chave:
ensino de História, tecnologias educacionais, ensino remoto emergencial, educação a distânciaResumo
Este artigo pretende compreender as relações entre educação e tecnologia, assim como entender também as singularidades e as particularidades para tentar esboçar tendências mais gerais, a partir do contexto de pandemia mundial de Covid-19. Utilizamos para o nosso estudo de caso os planejamentos de aula e as avaliações de três professores da cidade de Fortaleza (Ceará), do 9ª ano do Ensino Fundamental ao 3º do Ensino Médio durante maio a dezembro de 2020, de IES particulares e públicas. O que percebemos de antemão, nessas relações entre educação e tecnologia, foi que “da noite para o dia” milhões de professores e estudantes pelo mundo tiveram que se adaptar rapidamente à nova realidade de aulas remotas e uso massivo de Tecnologias da Comunicação e da Informação (TIC’s), Tecnologias Educacionais, objetos educacionais, aplicativos, ambientes virtuais de aprendizagem (AVA’s) etc. E muitas vezes, tendo que dispor de seus próprios meios para utilizarem essas tecnologias. O que percebemos, também, foi que as mudanças na relação entre educação e tecnologia se deram principalmente nas formas e maneiras de ensinar mediada por tecnologias, em detrimento de modificações nos conteúdos ensinados.
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Atualizado em 15/07/2017