Relação entre formação docente e tecnologias digitais

um estudo na Educação Básica Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p302-317

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Secundária, Portugal, Tecnologias Digitais

Resumo

As competências digitais são fundamentais para uma cidadania plena e a Escola é o espaço onde estas competências se podem desenvolver. Para tal, é necessário que os docentes tenham formação adequada para poderem integrar pedagogicamente a tecnologia nas suas práticas. O estudo apresentado, de teor quantitativo, foca-se no cruzamento entre os resultados do questionário de autoavaliação de competências digitais –DigCompEdu CheckIn– aplicado a 219 professores portugueses, que responderam a um segundo questionário sobre a sua formação inicial para o uso de tecnologia. Os resultados mostram a quase inexistência de preparação para a integração da tecnologia na escola e que é o interesse por mais formação que tem capacitado os docentes para aquele que ainda é um nível médio de competência digitai –B1, Integrador– que caracteriza os docentes como tendo alguma experiência, mas precisando de mais formação para se sentirem mais capazes de integrar a tecnologia em práticas pedagógicas inovadoras.

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Biografia do Autor

Sara Dias-Trindade, Universidade de Coimbra

Doutora em História - Didática pela Universidade de Coimbra e pós-doutora em Tecnologias Educacionais e da Comunicação pela mesma Universidade. Possui Mestrado em História Econômica e Social Contemporânea e Licenciatura em História. É Professora no Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Investigadora no Grupo Humanidades Digitais e no Núcleo de Estudos em Pedagogia no Ensino Superior do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20-UC) da Universidade de Coimbra. É também investigadora na Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local da Universidade Aberta.

António Gomes Ferreira, Universidade de Coimbra

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Líder do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais do CEIS20 - GRUPOEDE, coordenador do Mestrado em Gestão da Formação e Administração Educacional da Universidade de Coimbra, coordenador do Doutorado em Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-02-15

Como Citar

DIAS-TRINDADE, S.; FERREIRA, A. G. Relação entre formação docente e tecnologias digitais: um estudo na Educação Básica Portuguesa. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 65, p. 302–317, 2022. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p302-317. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11742. Acesso em: 16 nov. 2024.