Fontes de autoeficácia computacional docente como caminho para a inovação pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p241-264

Palavras-chave:

Autoeficácia computacional docente, artefato cultural, inovação pedagógica

Resumo

O estudo propõe um debate crítico sobre o uso das tecnologias digitais no ensino pressupondo que estas são artefatos culturais porque estão inseridas nos costumes dos indivíduos. Essa investigação pauta-se nos ensinamentos de Albert Bandura sobre crenças de autoeficácia e o objetivo é analisar como as fontes de autoeficácia computacional docente podem contribuir para fortalecer a confiança do professor da Educação Básica. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida durante 2014-2016 em 8 escolas municipais do Rio de Janeiro, entrevistando 64 professores. Os resultados indicaram que as fontes experiências direta e vicária e a persuasão social foram as mais expressivas no fortalecimento da crença de autoeficácia. Entretanto, os estados emocionais percebidos como ansiedade e dúvida enfraqueceram essa mesma crença. Conclui-se que as fontes de informação representam um caminho significativo para a inovação pedagógica explorando o potencial disruptivo da tecnologia.   

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elis Renata de Britto Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão de Curso à Distância (PIGEAD) pela Universidade Federal Fluminense (2015), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019) e doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). É professora de Geografia na Rede Municipal de Ensino de Macaé/RJ.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ALBION, Peter. Self-efficacy beliefs as an indicator of teachers’ preparedness for teaching with technology. Retrieved, jul., v. 25, 2000. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/11039629.pdf Acessado em: 20 nov. 2020.

ALBION, Peter. Interactive multimedia PBL: design, development and evaluation. Enhancing pre-service teachers self-efficacy about teaching with computers. VDM: Germany, 2009.

ALONSO, Angela. Métodos qualitativos de pesquisa: uma introdução. In: ALONSO, A.; MIRANDA, S. de. Métodos de pesquisa em Ciências Sociais: Bloco Qualitativo. São Paulo: Sesc São Paulo/CEBRAP, 2016, p. 8-23.

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto. Professores e computadores: uma compreensão sobre as crenças de autoeficácia computacional docente. In: AZZI, Roberta Gurgel; VIEIRA, Diana Aguiar. (Org.). Crenças de eficácia em contexto educativo. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2014.

ALVARENGa, Cacilda Encarnação Augusto. Autoeficácia de professores para utilizarem tecnologias de informática no ensino. 2011. 198f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

ALVARENGA, Cacilda Encarnação Augusto; AZZI, Roberta Gurgel. Autoeficácia computacional docente e o uso didático de tecnologias de informática. I Encontro Internacional TIC e Educação. 2010. Lisboa – Portugal. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256325790_Autoeficacia_computacional_docente_e_o_uso_didatico_de_tecnologias_de_informatica Acessado em: 02 out. 2020.

ARROYO, Miguel G. Ofício de Mestre: Imagens e autoimagens. 15 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: toward a unifying of behavioral change. Psychological Review, v. 84, n. 2, p. 191-215, 1977. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/0146640278900024 Acessado em: 15 ago 2020.

BANDURA, Albert. The explanatory and predictive scope of self-efficacy theory. Journal of Social and Clinical Psychology: v. 4, Special Issue: Self-Efficacy Theory in Contemporary Psychology, pp. 359-373, 1986. Disponível em: https://doi.org/10.1521/jscp.1986.4.3.359 Acessado em: 20 fev. 2019.

BANDURA, Albert. Self-efficacy: The exercise of control. New York: W. H. Freeman, 1997.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 1977. 1ª ed. 3ª Reimpressão. São Paulo: Edições 70, 2011.

BATISTA, Eraldo Carlos; MATOS, Luís Alberto Lourenço; NASCIMENTO, Alessandra Bertasi. A entrevista como técnica de investigação na pesquisa qualitativa. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.11, n.3, p.23-38, TRI III 2017. Disponível em: https://rica.unibes.com.br/rica/article/view/768/666. Acessado em: 21 jan. 2021.

BERÍO-ZAPATA, Cristian; SANT’ANA, Ricardo Cesar Gonçalves. Exclusão digital: discurso e poder sobre a tecnologia da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2017. Disponível em: https://play.google.com/books/reader?id=YlBUDwAAQBAJ&hl=pt&pg=GBS.PT3 Acessado em: 02 fev. 2021.

BONILLA, Maria Helena Silveira; PRETTO, Nelson De Luca. Inclusão digital. Polêmica contemporânea. Edufba: Salvador, 2011.

BORG, Michaela. Teacher’s Beliefs. ELT Journal – Oxford Academic, v. 55, n. 2, 2001. Disponível em: https://academic.oup.com/eltj/article/55/2/186/3114052 Acessado em: 15 ago 2020.

BRASILINO, Aline. Formação de Professores e a prática pedagógica com tecnologias: estudo da correlação na base TIC Educação 2014. 2017. 166f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

CANCLINI, Nelson Garcia. Diferentes, desiguais e desconectados. Mapas da Interculturalidade. Editora UFRJ, 2015.

CANDAU, Vera Maria. (Org.). Didática: tecendo/reinventando saberes e práticas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.

CORRY, Michael; STELLA, Julie. Teacher self-efficacy in online education: A review of the literature. Research in Learning Technology, 26, 2018. https://doi.org/10.25304/rlt.v26.2047 Acessado em: 12 mar 2021

DEWEY, John. How we think: A restatement of the relation of reflective thinking to the educative process. New York: D.C. Heath and Company, 1933.

EICKELMANN, Birgit; VENNEMANN, Mario. Teachers’ attitudes and beliefs regarding ICT in teaching and learning in European countries. European Educational Research Journal, 16(6), 733-761, 2017. https://doi.org/10.1177%2F1474904117725899 Acessado em: 12 mar 2021

ERTMER, Peggy A.; CONKLIN, Deborah.; LEWANDOWSKI, Judith; OSIKA, Elizabeth; SELO, Margareth; WIGNALL, Eric. Increassing preservice teacher’s capacity for technology integration through the use of electronic models. Teacher Education Quarterly, v. 30, n. 1, p. 95-112, Winter, 2003. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/289221816_Increasing_preservice_teachers%27_capacity_for_technology_integration_through_the_use_of_electronic_models Acessado em: 15 ago. 2020

ERTMER, Peggy; OTTENBREIT-LEFTWICH, Anne; TONDEUR, Jo. Teachers’ beliefs and uses of technology to support 21st-century teaching and learning. In: Helenrose Fives; Michele Gregoire Gill. (Eds.). International handbook of research on teachers’ beliefs (pp. 403-418). Routledge, 2014.

FINO, Carlos Nogueira. Inovação Pedagógica: Significado e Campo (de investigação). II Colóquio DCE – UMa, 2008. Disponível em: http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes/Inovacao_Pedadogica_Significado_%20e_Campo.pdf Acessado em: 15 ago. 2020

GALINDO-DOMINGUÉZ, Héctor; PEGALAJAR, Maitane; URIARTE, Juan-de-Dios. Mediator and moderator effect of resilience between self-efficacy and burnout amongst social and legal sciences faculty members. Revista de Psicodidáctica. 25 (2), 127-135, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.psicod.2020.04.002. Acessado em: 20 fev. 2021

GARCÍA, Arlington Antonio; ESCORIA, Carla Vanessa; PEREZ, Blinis Sat. Síndrome de Burnout y sentimiento de autoeficacia en profesores universitarios. Propósitos y Representaciones, 5(2), 65 – 126, 2017. doi: http://dx.doi. org/10.20511/pyr2017.v5n2.170. Acessado em: 20 fev. 2021.

GLASER, Barney; STRAUSS, Anselm. The discovery of grounded theory. New York: Aldene de Gruyter, 1967.

HARTMAN, Hope J. Como ser um professor reflexivo em todas as áreas do conhecimento. Tradução por Alexandre Salvaterra. Porto Alegre: AMGH, 328 p, 2015.

HATLEVIK, Ida; HATLEVIK, Ove Edvard. Examining the relationship between teachers’ ICT self- efficacy for educational purposes, collegial collaboration, lack of facilitation and the use of ICT in teaching practice. Frontiers in Psychology, 9(935), 2018. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2018.00935 Acessado em: 12 mar 2021

HATLEVIK, Ove Edvard. Examining the relationship between teachers’ self-efficacy, their digital competence, strategies to evaluate information, and use of ICT at school. Scandinavian Journal of Educational Research, 61(5), 555-567, 2017. https://doi.org/10.1080/00313831.2016.1172501 Acessado em: 12 mar 2021

HEINSFELD, Bruna Damiana Sá Sólon. Conhecimento e tecnologia: uma análise do discurso das Políticas Públicas em Educação. 2018. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.

IAOCHITE, Roberto Tadeu. Crenças de Autoeficácia: considerações teóricas. In: IAOCHITE, Roberto Tadeu; AZZI, Roberta Gurgel. (Org.) Autoeficácia em contexto de saúde, educação e política. Porto Alegre: Letra 1, p. 13-28, 2017.

LELIS, Isabel Alice Oswald Monteiro. Formação de professores e experiência docente. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

LIBÂNEO, José. Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LOZANO-PAZ, Carmen Rosa; REYES-BOSSIO, Mario. Docentes universitarios: Una mirada desde la Autoeficacia general y engagement laboral. Revista Digital de Investigación en Docencia Universitaria, 11(1), 134-148, 2017. doi: 10.19083/ridu.11.503 Acessado em: 20 fev. 2021

MALHEIROS, Gustavo. Tecnologias digitais e prática docente: contextos de apropriação e trajetórias possíveis. 2017. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Departamento de Educação – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

NAVARRO, Leonor Prieto. La autoeficácia del profesor universitario: Eficacia percibida y práctica docente. Editora Narceas, 2007.

NELSON, Michael; HAWK, Nathan. The impact of field experiences on prospective preservice teachers’ technology integration beliefs and intentions. Teaching and Teacher Education, 89, 1–11, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0742051X1930085X Acessado em: 12 mar 2021

OLIVER, Terry. A.; SHAPIRO, Faye. Self-efficay and computers. Journal of Computer-Based Instruction, n. 20, p. 81-85, 1993. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ476367. Acessado em: 03 maio 2020.

PACHECO, José. Inovar é assumir um compromisso ético com a educação. Petrópolis/RJ: Vozes, 2019.

PAJARES, M. Frank. Teachers' beliefs and educational research: Cleaning up a messy construct. Review of Educational Research, 62, 3, 307-332, 1992. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.3102/00346543062003307 Acessado em: 15 ago. 2020.

PAJARES, Frank.; OLAZ, Fabián. Teoria social cognitiva e autoeficácia: uma visão geral. In: BANDURA, Albert; AZZI, Roberta; POLYDORO, Soely. Teoria Social Cognitiva: conceitos básicos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PARK, Sung Hee; ERTMER, Peggy. Impact of problem-based learning (PBL) on teachers’beliefs regarding technology use. Journal of Research on Technology in Education, 40 (2), 247-267, 2007. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.832.5123&rep=rep1&type=pdf. Acessado em: 20 fev. 2020.

PEÑA, Jesús Esteras; RASO, Paloma Chorot; FERRERO, Bonifacio Sandín. El síndrome de burnout en los docentes. Madrid: Ediciones Pirámide, 2018.

PERRENOUD, Philippe. Ensinar: agir na urgência, decidir na incerteza. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.

PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Virgínia Thédiga. A sala de aula como ecossistema: tecnologia, complexidade e novos olhares para a educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2019.

PISCHETOLA, Magda; ALBUQUERQUE, Paula; HEINSFELD, Bruna Damiana; SANTOS, Elis Renata de Britto; CORRÊA, Juliana Gomes; SILVA, Maria Paula Rossi Nascentes; OLIVEIRA, Nadja, Naira Silva. Tecnologias, pensamento sistêmico e os fundamentos da inovação pedagógica. Curitiba: CRV, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/337669956_Tecnologias_pensamento_sistemico_e_os_fundamentos_da_inovacao_pedagogica Acessado em: 20 fev. 2020.

RAMALHO, Betania Leite; NÚÑEZ, Isauro Beltrán. Aprendizagem docente, formação continuada e inovação pedagógica mediadas pelas TDICS: desafios para a educação século XXI. Revista de Estudos Curriculares, n. 10, v. 1, 2019. Disponível em: https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php?journal=rec&page=article&op=view&path%5B%5D=70. Acessado em: 02 jan. 2020.

SAADÉ, Raafat George; KIRA, Dennis. Computer anxiety in e-learning: The effect of computer self-efficacy. Journal of Information Techonology Educational, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.28945/166. Acessado em: 14 fev. 2019

SANTOS, Elis Renata de Britto; ALBUQUERQUE, Paula Luderitz. Autoeficácia computacional docente e reflexão como elementos facilitadores das inovações em sala de aula. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, XIX, 2018, Salvador. Anais. Salvador: 2018. Disponível em: https://endipesalvador.ufba.br. Acessado em: 20 nov. 2019.

SANTOS, Elis Renata de Britto; PISCHETOLA, Magda. A percepção da eficácia coletiva nas práticas pedagógicas com as tecnologias digitais. In: MILL, Daniel; VELOSO, Braian; SANTIAGO, Glauber; SANTOS, Marilde (Org.) Escritos sobre Educação e Tecnologias: entre provocações, percepções e vivências. São Paulo: Artesanato Educacional, p. 95-108, 2020.

SCHUNK, Dale H. Self-efficacy and academic motivation. Educ Psychol. 26(3-4):207–231, 1991. Disponível em: https://libres.uncg.edu/ir/uncg/f/D_Schunk_Self_1991.pdf. Acessado em: 02 abr. 2020.

SCHON, Donald A. Formar professores reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (Org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995, p.77-91.

SCHON, Donald A. Educando o Profissional Reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2000;

SELAU, Felipe Ferreira; ESPINOSA, Tobias; ARAUJO, Ives Solano; VEIT, Eliane Angela. Fontes de autoeficácia e atividades experimentais em física: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física. v. 41, n. 2, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0188. Acessado em: 03 mar. 2021.

SERRA, Ilka; ARAUJO, Eliza Flora Muniz; PEREIRA, Maira Rejane Oliveira. Tecnologias digitais no contexto da educação: novas perspectivas nos processos de ensinar e aprender. In: MILL, Daniel; VELOSO, Braian; SANTIAGO, Glauber; SANTOS, Marilde (Org.) Escritos sobre Educação e Tecnologias: entre provocações, percepções e vivências. São Paulo: Artesanato Educacional, p. 205-225, 2020.

SIWATU, Kamau Oginga. Designing self-efficacy building interventions in the preparation of culturally responsive teachers. In: Milner Richard H. (Ed.) Springfield: Diversity and education: Teachers, Teaching, and teacher education. p. 119-131, 2009.

SMETACKOVA, Irena. Self-efficacy and burnout syndrome among teachers. The European Journal of Social and Behavioural Sciences, 20(3), 2476–2488, 2017. http://dx.doi.org/10.15405/ejsbs.219 Acessado em: 12 mar 2021

SPITERI, Marthese; RUNDGREN, Shu-Nu Chang. Literature review on the factors affecting primary teachers’ use of digital technology. Technology, Knowledge and Learning, 25(1), 115–128, 2020. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s10758-018-9376-x Acessado em: 12 mar 2021

SOUZA, Sandra Lúcia Pacheco de Almeida Costa; INOCENTE, Nancy Julieta; ARAUJO, Elvira Aparecida Simões. Autoeficácia no trabalho docente: o uso de tecnologia digital e virtual no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 12, n. 5, p. 328-348, 2016. Disponível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/2790 Acessado em: 15 ago. 2020.

TONDEUR, Jo; VAN BRAAK, Johan; ERTMER, Peggy; OTTENBREIT- LEFTWICH, Anne. Understanding the relationship between teachers’ pedagogical beliefs and technology use in education: A systematic review of qualitative evidence. Educational Technology Research and Development, 65(3), 555-575, 2017 https://doi.org/10.1007/s11423-016-9481-2 Acessado em: 12 mar 2021

WANG, Ling; ERTMER, Peggy; NEWBY, Timothy. Increasing Preservice Teachers' Self- Efficacy Beliefs for Technology Integration. Journal of Research on Technology in Education, v. 36, 3, 231-250, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/15391523.2004.10782414. Acessado em: 20 fev. 2020.

Publicado

2021-11-19

Como Citar

SANTOS, E. R. de B. Fontes de autoeficácia computacional docente como caminho para a inovação pedagógica. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 30, n. 64, p. 241–264, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n64.p241-264. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/11685. Acesso em: 9 jun. 2023.