Práticas Inovadoras de Formação Continuada Docente e o Lugar das Tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2023.v32.n69.p203-222Palavras-chave:
Formação continuada docente, Inovação, Tecnologias, Portal PorvirResumo
Com o objetivo de elucidar práticas de formação continuada de professores da Educação Básica, consideradas inovadoras, bem como suas interfaces com as tecnologias digitais, divulgadas no portal Porvir, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa e bibliográfica online. O site Porvir mapeia, produz e divulga conteúdos sobre inovações educacionais. Deste, foram analisadas dez notícias por meio do método de análise textual discursiva. Concluiu-se que todas as práticas formativas têm caráter de inovação, porém o foco é para as inovações marginais e adicionais, ou seja, mudanças que incidem em uso pelos professores de novas metodologias de ensino com tecnologias digitais para aprendizagem dos estudantes. Apenas dois percursos formativos contribuem para inovações fundamentais e institucionais, com a promoção de mudança do contexto profissional a partir do fortalecimento de uma comunidade de aprendizagem docente que reflete suas concepções educativas e investiga suas práticas pedagógicas, no fomento de uma cultura digital, na escola.
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Atualizado em 15/07/2017