Literatura digital infantil
da produção brasileira à leitura de crianças
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2022.v31.n65.p281-301Palavras-chave:
Literatura infantil digital. Aplicativos literários. Leitura literária. Educação Infantil.Resumo
O artigo apresenta resultados de uma pesquisa de doutorado e tem como objetivos divulgar a produção de literatura infantil digital no Brasil e discutir esse novo modo de fazer e de ler literatura. Para isso foram realizadas: i) pesquisas em sites de editoras, livrarias virtuais e na categoria ‘infantil digital’ do Prêmio Jabuti (2015-2017) e ii) análises de três aplicativos literários: “Pequenos grandes contos de verdade”, “Quanto bumbum!” e “Mãos mágicas” em diálogo com ações propositivas de leitura realizadas com um grupo de crianças de 5 e 6 anos de uma escola pública federal do Rio de Janeiro. Apesar do pouco espaço no mercado editorial brasileiro, a pesquisa evidenciou a literatura infantil digital como uma produção artística potente, cujo o acesso coletivo planejado foi capaz de amplificar as ações de leitura na escola e de contribuir para a formação literária de crianças e professores.
Downloads
Referências
ADICHIE, C. O perigo da história única. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas II - Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 1992.
BENJAMIN, W. Obras escolhidas 1 - Magia e técnica arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: CANDIDO, A. Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011, p. 171-194.
CORRERO, C. Livros digitais para crianças. In: CEALE, Glossário de Alfabetização, Leitura e Escrita. Belo Horizonte: Centro de Alfabetização, leitura e escrita. FaE, UFMG, Brasil, 2014. Disponível em: http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/livros-digitais-para-criancas Acesso em mar. 2021.
CORRERO, C.; REAL, N. Valorar la literatura infantil digital: propuesta práctica para los mediadores. In: Revista Textura – ULBRA, v. 20, n. 42, pp. 8-33, jan-abr, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/3639/2782 Acesso em mar. 2021.
FREDERICO, A. Lendo um aplicativo: dimensões da construção de sentido na leitura literária digital na primeira infância. PERSPECTIVA, v. 39, n. 1, p. 01-25, jan./mar. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/66013/45575 Acesso em mar. 2021.
FREDERICO, A. A literatura infantil digital no contexto dos Selos da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio. In: YUNES, E; MOREIRA, V. (Org.). SELO CÁTEDRA 10 Premiados 2016 - 2018. 1 ed. Rio de Janeiro: Saberes em Diálogo, 2019, p. 182-186.
GAGNEBIN, J. M. Walter Benjamin ou a história aberta. In BENJAMIN, W. Obras escolhidas 1- Magia e técnica arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1993, p. 7-20.
HAYLES, N. Katherine. Literatura eletrônica: novos horizontes para o literário. São Paulo: Global: Fundação Universidade de Passo Fundo, 2008.
JENKINS, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KIRCHOF, E. Como ler os textos literários na era da cultura digital? In: Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, Brasília, n. 47, pp. 203- 228, jan./jun. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2316-40182016000100203&lng=en&nrm=iso&tlng=pt Acesso em mar. 2021.
KONDER, L. Walter Benjamin: o marxismo da melancolia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.
MACEDO, N; SANTOS, N; FLORES, R; PEREIRA, R. Encontrar, compartilhar e transformar: reflexões sobre a pesquisa intervenção com crianças. In: PEREIRA, R. M. R.; MACEDO, N. M. R. (orgs.). Infância em Pesquisa. Rio de Janeiro: Nau, 2012, p. 87-107.
MARTÍN-BARBERO, J. Tecnicidades, identidades, alteridades: mudanças e opacidades da comunicação no novo século. In: MORAES, D. Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad X, 2006, p. 51-79.
RAMADA PRIETO, L. Esto no va de libros: literatura infantil y juvenil digital y educación literaria. 546f. Tese (Doutorado em didática da língua e da literatura) Faculdade de Ciências da Educação, Universidade Autônoma de Barcelona, Barcelona, 2017.
SARMENTO, M. J. & PINTO, M. As crianças e a Infância: definindo conceitos delimitando o campo. In: PINTO, M. & SARMENTO, M. J. (orgs.). As Crianças: Contextos e Identidades. Braga, Portugal: Centro de Estudos da Criança, 1997.
VIGOTSKI, L. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico: livro para professores. Apresentação e comentários Ana Luiza Smolka; tradução Zóia Prestes. São Paulo: Ática, 2009.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017