Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos
DOI:
https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p268-286Palavras-chave:
Crise ético-ambiental, Interdisciplinaridade, Educação, Novos paradigmasResumo
O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade.
Downloads
Referências
ANDREOLA, B. Mundo. In: STRECK, Danilo; REDIM, Euclides; ZITKOSKI, Jaime Jose (org.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 333-334.
FREIRE, Paulo. A educação na cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 15. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
GADOTTI, Moacir. Cruzando fronteiras: teoria, método e experiências freireanas. In: COLÓQUIO DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO: Educar, Promover, Emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória, 1., 2000, Lisboa. Anais eletrônicos [...]. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Lisboa, 2000. Disponível em: http://www.acervo.paulofreire.org:8080/jspui/bitstream/7891/3002/1/FPF_PTPF_01_0369.pdf. Acesso em: jun. 2019.
HABERMAS, Jürgen. A crise da legitimação no capitalismo tardio. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
HABERMAS, Jürgen. O discurso filosófico da modernidade. Lisboa: Dom Quixote, 1998.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, Jürgen. Que significa el socialismo hoy? Buenos Aires: Almagesto, 1992b.
HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa. Madri: Taurus, 1992a. t. 1 e 2.
NUNES, João Arriscado. Um discurso sobre as ciências 16 anos depois. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 59-83.
SANÍN, Francisco Gutiérres. Limites da razão – razão dos limites. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004. p. 419-428.
SANTOS, Boaventura de Sousa (org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2018.
TORRES, Carlos A. Paulo Freire: poder, desejo e memórias da libertação. São Paulo: Loyola, 1997.
ZITKOSKI, Jaime José. Educação popular e emancipação social: convergências nas propostas de Freire e Habermas. In: REUNIÃO DA ANPEd, 26., 2003, Poços de Caldas, MG. Anais eletrônicos [...]. Poços de Caldas, MG: ANPEd, 2003. Disponível em: http://26reuniao.anped.org.br/trabalhos/06tjaijz.pdf. Acesso em: ago. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O encaminhamento dos textos para a revista implica a autorização para a publicação.
A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista.
Os direitos autorais permanecem com os autores.
Após a primeira publicação, os autores têm autorização para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: repositório institucional ou capítulo de livro), desde que citada a fonte completa.
Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
Atualizado em 15/07/2017