Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos

Autores

  • Lúcio Jorge Hammes Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
  • Jaime José Zitkoski Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Itamar Luís Hammes Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). http://orcid.org/0000-0002-3532-5011

DOI:

https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p268-286

Palavras-chave:

Crise ético-ambiental, Interdisciplinaridade, Educação, Novos paradigmas

Resumo

O artigo tem o objetivo de discutir os problemas centrais que a educação contemporânea enfrenta em relação aos processos formativos, tais como: o perfil dos egressos dos cursos em relação às necessidades e demandas da sociedade, a urgência de um conhecimento interdisciplinar e a responsabilidade ética e cidadã. A metodologia consiste num estudo bibliográfico, via hermenêutica de textos. Os conceitos centrais que servem de aporte teórico para este estudo compreendem as temáticas da Interdisciplinaridade, da Crise de paradigmas e as Alternativas para o futuro em sociedade. Habermas, Freire e Santos são os três autores que servem de horizonte na reflexão crítica sobre o tema e nos inspiram na busca dos fundamentos para uma educação do futuro. O desafio apontado é o de construir um novo modelo de formação cultural, que supere os problemas mais profundos do mundo atual, tais como: a alienação, a exclusão social, a banalização da violência e a crise ética da atualidade.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

HAMMES, L. J. .; ZITKOSKI, J. J. .; HAMMES, I. L. . Perspectivas interdisciplinares na educação a partir de Habermas, Freire e Santos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 60, p. 268–286, 2020. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n60.p268-286. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/10516. Acesso em: 22 dez. 2024.