A opacidade discursiva e a urdidura da atividade: o documentário de Eduardo Coutinho
Parole chiave:
Documentário, Análise do Discurso, ErgologiaAbstract
Este artigo se propõe a problematizar o modo como o documentário é comumente considerado: um cinema marcado por efeitos de real e de verdade e por uma atividade neutra e isenta do documentarista. Jogo de Cena (2007) de Eduardo Coutinho é o documentário selecionado para a reflexão por permitir um duplo olhar sobre o gênero: o primeiro advém do referencial teórico da Análise do Discurso, conforme os estudos desenvolvidos por Maingueneau, os quais postulam, mais do que a transparência, uma linguagem marcada pela opacidade e historicidade, assim como por cenografias de fala de onde se depreende um ethos intimista; o segundo é oriundo da Ergologia, abordagem que discute a atividade humana, ressituando as discussões teóricas no plano das materialidades fílmicas, por meio de conceitos como os de trama, urdidura e renormalização. Mais do que conclusões fechadas, consideram-se nesse processo, a fabulação, inventividade e valores mobilizados no encontro do documentarista com o outro.
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