A opacidade discursiva e a urdidura da atividade: o documentário de Eduardo Coutinho

Autores

Palavras-chave:

Documentário, Análise do Discurso, Ergologia

Resumo

Este artigo se propõe a problematizar o modo como o documentário é comumente considerado: um cinema marcado por efeitos de real e de verdade e por uma atividade neutra e isenta do documentarista. Jogo de Cena (2007) de Eduardo Coutinho é o documentário selecionado  para a reflexão por permitir um duplo olhar sobre o gênero: o primeiro advém do referencial teórico da Análise do Discurso, conforme os estudos desenvolvidos por Maingueneau, os quais postulam, mais do que a transparência, uma linguagem marcada pela opacidade e historicidade, assim como por cenografias de fala de onde se depreende um ethos intimista; o segundo é oriundo da Ergologia, abordagem que discute a atividade humana, ressituando as discussões teóricas no plano das materialidades fílmicas, por meio de conceitos como os de trama, urdidura e renormalização. Mais do que conclusões fechadas, consideram-se nesse processo, a fabulação, inventividade e valores mobilizados no encontro do documentarista com o outro.

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Biografia do Autor

Silma Ramos Coimbra Mendes, PUCSP

Departamento de Linguistica Aplicada e Estudos da Linguagem. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

COIMBRA MENDES, S. R. A opacidade discursiva e a urdidura da atividade: o documentário de Eduardo Coutinho. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 259–272, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8732. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

I Simpósio Latino-Americano de Ergologia