A dimensão ética na formação de professores para a paz e os direitos humanos

Autori

Parole chiave:

Ética. Formação de Professores. Ergologia. Dispositivo Dinâmico de Três Polos. Linguística Aplicada.

Abstract

Este artigo discute a dimensão ética para a formação de professores, especialmente os que pretendem contribuir para o desenvolvimento da paz e dos direitos humanos. A Ergologia, com destaque para o conceito de “Dipositivo Dinâmico de 3 Polos (DD3P)”, é ressaltada como facilitadora da postura ética, pois ressalta a importância das normas antecedentes (polo 1), a abertura para o novo (polo 2) e a gestão das normas e valores (polo 3). É apresentada a experiência da disciplina Tópicos em Linguística Aplicada III (LA 855), ministrada no primeiro semestre de 2019, levando-se em conta tanto a condução pela professora como o trabalho desenvolvido por duas alunas. As conclusões apontam para importância de se considerar a dimensão ética na formação de professores para a paz e os direitos humanos, o que requer um engajamento pessoal e coletivo de educadores e alunos.

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Biografia autore

Ana Raquel Motta, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Pesquisadora e professora da Educação Básica e Ensino Superior na área de Língua Portuguesa, Linguística e Linguística Aplicada. Tem bacharelado e licenciatura em Letras (Unicamp, 1996), mestrado (Unicamp, 2004) e doutorado em Linguística (Unicamp, 2009, com bolsa Fapesp). Foi pesquisadora de pós-doutorado no LAEL- PUC/SP, na área de Linguagem e Trabalho (2012-2015, com bolsa Fapesp), e Visiting Scholar na University of Texas at Austin (2013-2014, com bolsa BEPE-Fapesp). Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado no Departamento de Linguística Aplicada da Unicamp, onde desenvolve pesquisa sobre formação de professores para paz e ministra aulas na Graduação.

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Pubblicato

2020-06-16

Come citare

MOTTA, A. R. A dimensão ética na formação de professores para a paz e os direitos humanos. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 237–258, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8727. Acesso em: 22 dic. 2024.

Fascicolo

Sezione

I Simpósio Latino-Americano de Ergologia