A dimensão ética na formação de professores para a paz e os direitos humanos
Keywords:
Ética. Formação de Professores. Ergologia. Dispositivo Dinâmico de Três Polos. Linguística Aplicada.Abstract
Este artigo discute a dimensão ética para a formação de professores, especialmente os que pretendem contribuir para o desenvolvimento da paz e dos direitos humanos. A Ergologia, com destaque para o conceito de “Dipositivo Dinâmico de 3 Polos (DD3P)”, é ressaltada como facilitadora da postura ética, pois ressalta a importância das normas antecedentes (polo 1), a abertura para o novo (polo 2) e a gestão das normas e valores (polo 3). É apresentada a experiência da disciplina Tópicos em Linguística Aplicada III (LA 855), ministrada no primeiro semestre de 2019, levando-se em conta tanto a condução pela professora como o trabalho desenvolvido por duas alunas. As conclusões apontam para importância de se considerar a dimensão ética na formação de professores para a paz e os direitos humanos, o que requer um engajamento pessoal e coletivo de educadores e alunos.Downloads
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