A ASCENSÃO DO MORALISMO POLÍTICO E A REAÇÃO DOS PÚBLICOS DE ARTE

Autori

DOI:

https://doi.org/10.46375/reecs.v3i.7953

Parole chiave:

Reação a arte; Públicos de arte; Política.

Abstract

O objetivo deste trabalho é olhar mais de perto as reações dos públicos à exposição Queermuseu, encerrada com um mês de antecedência à data prevista graças a protestos e mobilizações nas redes sociais. Partindo de tais reações, coloco em foco o contexto e condições políticas e sociais que cercaram tais reações com o objetivo de pensar a articulação entre arte e vida social que se desenha nos argumentos, valores e conjuntos de palavras acionadas nos discursos, contrários e a favor da exposição.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Sara Raquel Andrade Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Belas Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense, atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Riferimenti bibliografici

BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. “O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público”. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo: Zouk, 2003 (1969)

____________. Pierre “A distinção: crítica social do julgamento.” São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007

BUSKIRK, Martha. The Contingent Object of Contemporary Art, Cambridge, Massachusetts, The MIT Press, 2003, p.1-155

CHICARINO, Tathiana Senne, SEGURADO, Rosemary, ARAÚJO, Rafael de Paula Aguiar, TAVARES, Luis Eduardo, MALINA, Pedro, LOBO, Denis Carneiro. Impeachment de Dilma Roussef e o debate no Twitter in Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.9, n.30, p. 200-224, out.2017-jan.2018

COWAN, B. 'Nosso Terreno': crise moral, política evangélica e a formação da 'Nova Direita' brasileira. Varia História, Belo Horizonte, v. 30, n. 52, pp. 101-125, 2014

HEINICH, Nathalie. 2014 “Práticas da Arte Contemporânea: Uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico” em Sociologia e Antropologia, vol. 04, nº 2, 2014, 373-387

_____________. Arte contemporânea exposta a rejeição: Contribuição a uma sociologia dos valores In: BOTELHO, Isaura (Org.) Revista Observatório Itaú Cultural, n. 12 (maio/agosto), – São Paulo: Itaú Cultural, 2011

MADEIRA, R. M. ; QUADROS, M. P. R. . Da direita envergonhada às bancadas evangélica e da bala: caminhos da representação política do conservadorismo no Brasil. In: ANPOCS - 41° Encontro Anual, 2017, Caxambu. Anais do 41º Encontro Anual da Anpocs, 2017

SOLANO, Esther; ORTELLADO, Pablo; MORETTO Ribeiro, Márcio 2016: o ano da polarização? / Esther Solano, Pablo Ortellado e Marcio Moretto. - São Paulo : Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil, março de 2017. - 19 Seiten = 1,1 MB PDF-File. - (Análise / Friedrich Ebert Stiftung Brasil ; No 22) Electronic ed.: São Paulo : FES, 2017a

SOLANO, E.; ORTELLADO, P. ; MORETTO, M. . Guerras culturais e populismo antipetista nas manifestações de apoio a Lava Jato e conta a reforma da previdência. Em Debate, v. 10, p. 34, 2017b.

##submission.downloads##

Pubblicato

2021-06-03

Come citare

ANDRADE SILVA, S. R. A ASCENSÃO DO MORALISMO POLÍTICO E A REAÇÃO DOS PÚBLICOS DE ARTE. Revista Encantar, [S. l.], v. 3, p. e021005, 2021. DOI: 10.46375/reecs.v3i.7953. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/7953. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ