A ASCENSÃO DO MORALISMO POLÍTICO E A REAÇÃO DOS PÚBLICOS DE ARTE

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.46375/reecs.v3i.7953

Mots-clés :

Reação a arte; Públicos de arte; Política.

Résumé

O objetivo deste trabalho é olhar mais de perto as reações dos públicos à exposição Queermuseu, encerrada com um mês de antecedência à data prevista graças a protestos e mobilizações nas redes sociais. Partindo de tais reações, coloco em foco o contexto e condições políticas e sociais que cercaram tais reações com o objetivo de pensar a articulação entre arte e vida social que se desenha nos argumentos, valores e conjuntos de palavras acionadas nos discursos, contrários e a favor da exposição.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Sara Raquel Andrade Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Belas Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e mestre em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense, atualmente doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Références

BOURDIEU, Pierre e DARBEL, Alain. “O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público”. São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo: Zouk, 2003 (1969)

____________. Pierre “A distinção: crítica social do julgamento.” São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007

BUSKIRK, Martha. The Contingent Object of Contemporary Art, Cambridge, Massachusetts, The MIT Press, 2003, p.1-155

CHICARINO, Tathiana Senne, SEGURADO, Rosemary, ARAÚJO, Rafael de Paula Aguiar, TAVARES, Luis Eduardo, MALINA, Pedro, LOBO, Denis Carneiro. Impeachment de Dilma Roussef e o debate no Twitter in Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.9, n.30, p. 200-224, out.2017-jan.2018

COWAN, B. 'Nosso Terreno': crise moral, política evangélica e a formação da 'Nova Direita' brasileira. Varia História, Belo Horizonte, v. 30, n. 52, pp. 101-125, 2014

HEINICH, Nathalie. 2014 “Práticas da Arte Contemporânea: Uma abordagem pragmática a um novo paradigma artístico” em Sociologia e Antropologia, vol. 04, nº 2, 2014, 373-387

_____________. Arte contemporânea exposta a rejeição: Contribuição a uma sociologia dos valores In: BOTELHO, Isaura (Org.) Revista Observatório Itaú Cultural, n. 12 (maio/agosto), – São Paulo: Itaú Cultural, 2011

MADEIRA, R. M. ; QUADROS, M. P. R. . Da direita envergonhada às bancadas evangélica e da bala: caminhos da representação política do conservadorismo no Brasil. In: ANPOCS - 41° Encontro Anual, 2017, Caxambu. Anais do 41º Encontro Anual da Anpocs, 2017

SOLANO, Esther; ORTELLADO, Pablo; MORETTO Ribeiro, Márcio 2016: o ano da polarização? / Esther Solano, Pablo Ortellado e Marcio Moretto. - São Paulo : Friedrich-Ebert-Stiftung Brasil, março de 2017. - 19 Seiten = 1,1 MB PDF-File. - (Análise / Friedrich Ebert Stiftung Brasil ; No 22) Electronic ed.: São Paulo : FES, 2017a

SOLANO, E.; ORTELLADO, P. ; MORETTO, M. . Guerras culturais e populismo antipetista nas manifestações de apoio a Lava Jato e conta a reforma da previdência. Em Debate, v. 10, p. 34, 2017b.

Téléchargements

Publié-e

2021-06-03

Comment citer

ANDRADE SILVA, S. R. A ASCENSÃO DO MORALISMO POLÍTICO E A REAÇÃO DOS PÚBLICOS DE ARTE. Revista Encantar, [S. l.], v. 3, p. e021005, 2021. DOI: 10.46375/reecs.v3i.7953. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/7953. Acesso em: 17 juill. 2024.