A linguagem na atividade de trabalho do docente psicólogo: cenografia e ethos discursivo em um relato de experiência na revista Psicologia em Foco

Autores

  • Keila Quadros de Quadros Schermack Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas

Palavras-chave:

Linguagem e trabalho, cenografia, ethos discursivo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as práticas de linguagem no e sobre o trabalho, a cenografia e o ethos discursivo como a construção da imagem de si no discurso do docente psicólogo. O marco teórico se situa sobre as contribuições referentes à abordagem ergológica (SCHWARTZ; DURRIVE, 2010; TRINQUET, 2010; NOUROUDINE, 2002; SOUZA-E-SILVA, FAÏTA, 2002) em interface com a semântica global, de base enunciativo-discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d, 2015). A pesquisa é aplicada, descritiva, com procedimentos bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa. Os corpora de pesquisa constituem-se de três excertos de um relato de experiência publicado na revista Psicologia em Foco; Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005): o inciso II dos Princípios Fundamentais e o Art. 1º (parágrafo c) Das responsabilidades do Psicólogo. Na construção da cenografia, a imagem de si refletida no relato de experiência revela o ethos discursivo de um profissional responsável, educador, cumpridor de normas, preocupado com o bem estar dos indivíduos, que faz a gestão de si na atividade em prol dos sujeitos envolvidos no trabalho.     

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Biografia do Autor

Keila Quadros de Quadros Schermack, Universidade de Passo Fundo

Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF).

Referências

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Publicado

2020-06-16

Como Citar

DE QUADROS SCHERMACK, K. Q.; CESAR DE FREITAS, E. A linguagem na atividade de trabalho do docente psicólogo: cenografia e ethos discursivo em um relato de experiência na revista Psicologia em Foco. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 273–282, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8778. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

I Simpósio Latino-Americano de Ergologia