A linguagem na atividade de trabalho do docente psicólogo: cenografia e ethos discursivo em um relato de experiência na revista Psicologia em Foco
Keywords:
Linguagem e trabalho, cenografia, ethos discursivoAbstract
Este estudo tem por objetivo analisar as práticas de linguagem no e sobre o trabalho, a cenografia e o ethos discursivo como a construção da imagem de si no discurso do docente psicólogo. O marco teórico se situa sobre as contribuições referentes à abordagem ergológica (SCHWARTZ; DURRIVE, 2010; TRINQUET, 2010; NOUROUDINE, 2002; SOUZA-E-SILVA, FAÏTA, 2002) em interface com a semântica global, de base enunciativo-discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d, 2015). A pesquisa é aplicada, descritiva, com procedimentos bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa. Os corpora de pesquisa constituem-se de três excertos de um relato de experiência publicado na revista Psicologia em Foco; Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005): o inciso II dos Princípios Fundamentais e o Art. 1º (parágrafo c) Das responsabilidades do Psicólogo. Na construção da cenografia, a imagem de si refletida no relato de experiência revela o ethos discursivo de um profissional responsável, educador, cumpridor de normas, preocupado com o bem estar dos indivíduos, que faz a gestão de si na atividade em prol dos sujeitos envolvidos no trabalho.Downloads
References
AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: ______. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 9-27.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Cortez, 1990.
MAINGUENEAU, Dominique. Uma semântica global. In: ______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a. p. 75-97.
______. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 68-92.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de; Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília Pérez; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17- 30.
PSICOLOGIA, XIII PLENÁRIO DO CONSELHO FEDERAL DE. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: CFP, 2005.
SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: Ed UFF, 2010.
SCHWARTZ, Yves. Motivações do conceito de corpo-si: corpo si, atividade, experiência. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 49, n. 3, p. 259-274, jul.-set. 2014.
STAHLSCHMIDT, Ana Paula Melchiors. Reflexões sobre a práxis do psicólogo em equipamentos de acolhimento institucional: relato de uma experiência. Psicologia em Foco, Frederico Westphalen, RS, v.6, n.7, p. 40-50, jul. 2014.
TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. esp., p. 93-112, ago.2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
O periódico é online e de acesso aberto e gratuito.