A linguagem na atividade de trabalho do docente psicólogo: cenografia e ethos discursivo em um relato de experiência na revista Psicologia em Foco

Autores

  • Keila Quadros de Quadros Schermack Universidade de Passo Fundo
  • Ernani Cesar de Freitas

Palavras-chave:

Linguagem e trabalho, cenografia, ethos discursivo

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as práticas de linguagem no e sobre o trabalho, a cenografia e o ethos discursivo como a construção da imagem de si no discurso do docente psicólogo. O marco teórico se situa sobre as contribuições referentes à abordagem ergológica (SCHWARTZ; DURRIVE, 2010; TRINQUET, 2010; NOUROUDINE, 2002; SOUZA-E-SILVA, FAÏTA, 2002) em interface com a semântica global, de base enunciativo-discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d, 2015). A pesquisa é aplicada, descritiva, com procedimentos bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa. Os corpora de pesquisa constituem-se de três excertos de um relato de experiência publicado na revista Psicologia em Foco; Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005): o inciso II dos Princípios Fundamentais e o Art. 1º (parágrafo c) Das responsabilidades do Psicólogo. Na construção da cenografia, a imagem de si refletida no relato de experiência revela o ethos discursivo de um profissional responsável, educador, cumpridor de normas, preocupado com o bem estar dos indivíduos, que faz a gestão de si na atividade em prol dos sujeitos envolvidos no trabalho.     

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keila Quadros de Quadros Schermack, Universidade de Passo Fundo

Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (PPGL/UPF).

Referências

AMOSSY, Ruth. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: ______. Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2013. p. 9-27.

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. São Paulo: Cortez, 1990.

MAINGUENEAU, Dominique. Uma semântica global. In: ______. Gênese dos discursos. Tradução Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008a. p. 75-97.

______. Ethos, cenografia, incorporação. In: AMOSSY, Ruth (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2008b. p. 68-92.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de; Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

NOUROUDINE, Abdallah. A linguagem: dispositivo revelador da complexidade do trabalho. In: SOUZA-e-SILVA, Maria Cecília Pérez; FAÏTA, Daniel. (orgs.). Linguagem e trabalho: construção de objetos de análise no Brasil e na França. São Paulo: Cortez, 2002, p. 17- 30.

PSICOLOGIA, XIII PLENÁRIO DO CONSELHO FEDERAL DE. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: CFP, 2005.

SCHWARTZ, Yves; DURRIVE, Louis. Trabalho e ergologia: conversas sobre a atividade humana. 2. ed. Niterói: Ed UFF, 2010.

SCHWARTZ, Yves. Motivações do conceito de corpo-si: corpo si, atividade, experiência. Letras de hoje, Porto Alegre, v. 49, n. 3, p. 259-274, jul.-set. 2014.

STAHLSCHMIDT, Ana Paula Melchiors. Reflexões sobre a práxis do psicólogo em equipamentos de acolhimento institucional: relato de uma experiência. Psicologia em Foco, Frederico Westphalen, RS, v.6, n.7, p. 40-50, jul. 2014.

TRINQUET, Pierre. Trabalho e educação: o método ergológico. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. esp., p. 93-112, ago.2010.

Downloads

Publicado

2020-06-16

Como Citar

DE QUADROS SCHERMACK, K. Q.; CESAR DE FREITAS, E. A linguagem na atividade de trabalho do docente psicólogo: cenografia e ethos discursivo em um relato de experiência na revista Psicologia em Foco. Revista Encantar, [S. l.], v. 1, n. 3, p. 273–282, 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8778. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

I Simpósio Latino-Americano de Ergologia