UM CURSO DE ESTATÍSTICA: AS VARIÁVEIS NO CONTEXTO SOCIAL
Parole chiave:
Estatística, Estágio Supervisionado, Educação MatemáticaAbstract
Este trabalho apresenta os resultados parciais da oficina “Um curso de estatística: as variáveis no contexto social”, proposto como parte da disciplina de Estágio III, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Campus IX; e tem como objetivo desenvolver competências matemáticas no aluno, possibilitando a ampliação e formalização de seus conhecimentos sobre o raciocínio estatístico. A oficina foi ofertada a alunos da primeira série do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do Município de Barreiras.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2008.
CORDANI, L. K. Oficina “estatística para todos”. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~abe/OFICINA%20site_educacao.pdf> Acesso em: 26 set 2014.
FELÍCIO, H. M. S; OLIVEIRA, R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008. Editora UFPR. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a15 > Acesso em 12/04/2014
FUGITA, F. et al. Matemática, 3ª série: ensino médio. São Paulo. Edições SM, 2009.
GIOVANNI. J. R. et al.Matemática uma nova abordagem: progressões: 2ª ano ensino médio 3. ed. São Paulo, 2013.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LIMA, E. L. et al. Temas e problemas elementares. 5. ed. Rio de Janeiro. SBM, 2013.
MILANI, E. A informática e a comunicação matemática. In: K. S. Smole; M. I. Diniz (Orgs.).Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.176-200.
LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
NEVES, R. S. P; SANTOS, G. L; MUNIZ, C. A. Aplicações da informática na construção de conceitos geométricos: limites e possibilidades de softwares de representação dinâmica e de mediação pedagógica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>
SOUZA; F. L. C; SOUZA, S. S; SILVA, L. D. C; SILVA, A. J. N. DA. A Ludicidade na Construção do Conhecimento Matemático. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9802>.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de (Orgs.). A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado. –Jundiaí, Paco Editorial: 2014.
SILVA, A. J. N. SOUZA, I. S. BARROS, S. S. ALMEIDA, J. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial. 2014
SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.