Adaptações de Jogos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental

Autori

  • Rasec Almeida dos Santos UERJ
  • Natália Pedroza Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Diego Soares Monteiro da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Leandro da Silva Machado Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jean Felipe de Assis Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Parole chiave:

Educação Matemática, Ludicidade, Ensino Fundamental

Abstract

Este artigo relata uma experiência realizada em uma escola pública no Rio de Janeiro por meio de atividades lúdicas. Nesta experiência, diversos jogos matemáticos, que são, tradicionalmente, aplicados nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, foram adaptados para se adequarem ao contexto dos anos iniciais. Tal processo de adaptação exigiu dos autores a realização de investigações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de interações com professores do departamento responsável pelos anos iniciais, a fim de compreender quais conceitos matemáticos eram abordados no primeiro segmento do Ensino Fundamental e quais metodologias de ensino eram mais apropriadas. Este estudo busca contribuir para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais, explorando abordagens lúdicas que podem tornar o aprendizado mais divertido para os alunos nessa fase.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

GRANDO, Regina Célia et al. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas, SP:[sn], p. 239, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf. Acesso em: 10 set. 2023.

LORENA, Angela Bernardo de; CASTRO-CANEGUIM, Janaina de Fátima; CARMO, João dos Santos. Habilidades numéricas básicas: Algumas contribuições da análise do comportamento. Estudos de Psicologia (Natal), v. 18, p. 439-446, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/pYyGPKVDjnzXdrH6Zp5GRLL/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2023.

MACHADO, Leandro da Silva et al. Relato de Experiência: Probabilidade no Ensino Médio. EMR, Brasília, v.25, n.66, p.239-250, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24102/. Acesso em: 10 set. 2023.

MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 3, p. 17-24, 1994. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27530/ Acesso em: 10 set. 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional

sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal. Santana do Ipanema, p. 1166 - 1176. 2020. Disponível em: https://diversitas.emnuvens.com.br/diversitas_journal/article/view/1059/1000. Acesso em: 22 jul. 2023.

Pubblicato

2023-10-06

Come citare

Almeida dos Santos, R., Pedroza, N., Soares Monteiro da Silva, D., da Silva Machado, L., & Felipe de Assis, J. (2023). Adaptações de Jogos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202333. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18540

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.