Adaptações de Jogos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental
Palabras clave:
Educação Matemática, Ludicidade, Ensino FundamentalResumen
Este artigo relata uma experiência realizada em uma escola pública no Rio de Janeiro por meio de atividades lúdicas. Nesta experiência, diversos jogos matemáticos, que são, tradicionalmente, aplicados nos anos finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio, foram adaptados para se adequarem ao contexto dos anos iniciais. Tal processo de adaptação exigiu dos autores a realização de investigações na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de interações com professores do departamento responsável pelos anos iniciais, a fim de compreender quais conceitos matemáticos eram abordados no primeiro segmento do Ensino Fundamental e quais metodologias de ensino eram mais apropriadas. Este estudo busca contribuir para a melhoria do ensino de matemática nos anos iniciais, explorando abordagens lúdicas que podem tornar o aprendizado mais divertido para os alunos nessa fase.
Descargas
Citas
GRANDO, Regina Célia et al. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas, SP:[sn], p. 239, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
LORENA, Angela Bernardo de; CASTRO-CANEGUIM, Janaina de Fátima; CARMO, João dos Santos. Habilidades numéricas básicas: Algumas contribuições da análise do comportamento. Estudos de Psicologia (Natal), v. 18, p. 439-446, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/pYyGPKVDjnzXdrH6Zp5GRLL/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2023.
MACHADO, Leandro da Silva et al. Relato de Experiência: Probabilidade no Ensino Médio. EMR, Brasília, v.25, n.66, p.239-250, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24102/. Acesso em: 10 set. 2023.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 3, p. 17-24, 1994. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27530/ Acesso em: 10 set. 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional
sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal. Santana do Ipanema, p. 1166 - 1176. 2020. Disponível em: https://diversitas.emnuvens.com.br/diversitas_journal/article/view/1059/1000. Acesso em: 22 jul. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rasec Almeida dos Santos, Natália Pedroza, Diego Soares Monteiro da Silva, Leandro da Silva Machado, Jean Felipe de Assis
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.