An adaptation of Math Games for Elementary School
Keywords:
Educação Matemática, Ludicidade, Ensino FundamentalAbstract
This article reports an experience with playful activities carried out in a public school in the city of Rio de Janeiro. For this experience, several mathematical games, which are traditionally applied in the final years of Elementary School and/or in High School, were modified to suit the context of the initial years. Investigations were carried out in alignment with the National Common Core Curriculum (BNCC in Portuguese). Additionally, collaborative interactions with educators from the department responsible for initial years were undertaken to work on mathematical concepts related to the early grades of Elementary School. This study aims to contribute to the enhancement of mathematics education in the early years, exploring playful methods to make the learning experience enjoyable for students.
Downloads
References
GRANDO, Regina Célia et al. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas, SP:[sn], p. 239, 2000. Disponível em: http://matpraticas.pbworks.com/w/file/fetch/124818583/tese_grando(1).pdf. Acesso em: 10 set. 2023.
LORENA, Angela Bernardo de; CASTRO-CANEGUIM, Janaina de Fátima; CARMO, João dos Santos. Habilidades numéricas básicas: Algumas contribuições da análise do comportamento. Estudos de Psicologia (Natal), v. 18, p. 439-446, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epsic/a/pYyGPKVDjnzXdrH6Zp5GRLL/?lang=pt. Acesso em: 10 set. 2023.
MACHADO, Leandro da Silva et al. Relato de Experiência: Probabilidade no Ensino Médio. EMR, Brasília, v.25, n.66, p.239-250, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/24102/. Acesso em: 10 set. 2023.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 3, p. 17-24, 1994. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/27530/ Acesso em: 10 set. 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A matemática na educação infantil: um olhar educacional
sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal. Santana do Ipanema, p. 1166 - 1176. 2020. Disponível em: https://diversitas.emnuvens.com.br/diversitas_journal/article/view/1059/1000. Acesso em: 22 jul. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Rasec Almeida dos Santos, Natália Pedroza, Diego Soares Monteiro da Silva, Leandro da Silva Machado, Jean Felipe de Assis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.