O BALLET COMO DISPOSITIVO POTENCIALMENTE LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA

Autori

Parole chiave:

Dança. Matemática. Ensino. Aprendizagem.

Abstract

Este artigo, resultado de um intercruzar bibliográfico, entre a Matemática básica com a Dança, significando como a disciplina pode ser vivenciada em exemplos contextualizados com o cotidiano, tornando-a potencialmente lúdica. Dessa forma, portanto, objetivamos demostrar, que é possível o ensino dos ângulos por meio da Dança, especificamente o ballet. O intuito dessa junção é de obter um bom rendimento escolar e buscar melhorar o ensino e a aprendizagem. É notório em nossas experiências os benefícios que uma aula inovadora e diferente da aula tradicional proporcionam aos estudantes. Deste modo, foi por meio do grupo de estudo realizado pelo LEPEM de forma virtual, e através de vivências com a dança/ballet, fazendo aula de jazz e obtendo envolvimento diariamente em uma escola de dança na cidade de Senhor do Bonfim que surgiu as primeiras inquietações desse trabalho. Partimos de uma perspectiva metodológica bibliográfica. Nesse sentido, pretende-se seguir com essa pesquisa, colocando em prática esse olhar da Ludicidade com a Dança/ballet, como método para mediar o conteúdo de ângulos. Por fim, esperamos que esse trabalho sirva de referência para outros autores que busquem pesquisar sobre essa temática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

ARAUJO. K. Dificuldade na aprendizagem em matemática, 2010 pág. 4.

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais.

Brasília: MEC/SEF, 1996.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto,

Secretaria do Ensino Fundamental, Distrito Federal: MEC/SEF,1997.

VIANNA C. CURY H. - Revista História & Educação, 2001.

DEPRESSÃO, O MAL DO SÉCULO 21. Ciências medicas, 2017.

D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.

FELTES, A. F.; PINTO, A. Balé e Educação infantil: Possibilidades Metodológicas. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, a.7, v.2. 2015.

FERRARI, A. A modernidade como nossa herança educacional. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação/Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII., Juiz de Fora, julho/2003.

FREUD. Prefácio a Juventude Desorientada, de AICHHORN. In. Edição Standart Brasileira das obras psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago - 1925.

LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1966.

LABAN, R. Dança Educativa Moderna. Londres: MacDonald and Evans, 1920, pg. 24.

LIMA, M. S. A. S. A. Importância da dança no processo Ensino Aprendizagem: A 10 danças aprimorando as habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento. Monografia - 2011.

LUCKESI, C. Estados de consciência e atividades lúdicas, in Bernadete de Souza Porto (Org.), Educação e Ludicidade – Ensaios 3, GEPEL/FACED/UFBA, 2004, pág. 11 a 20.

LUCKESI, C. Cipriano Ludicidade e formação do educador, 2014, pág. 14

MARQUES, M. O. Projeto pedagógico: a marca da escola, Contexto e Educação, ljuí, v. 5, n. 18, p. 16-28, abr./jun. 1990.

MACHADO J, O. 2018, Poéticas de Liberdade: o corpo em capoeira e dança. Jul-2018.

MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da Matemática, Educação Matemática Lúdica. In: SILVA, S. J N; TEIXEIRA, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo – 1º ed. – Curitiba, Appris, 2016.

PIRES, C. M. Curriculos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.

PORTAL DA EDUCAÇÃO. Resultados da prova Brasil 2018.

QUINTELLA, A. Matemática: terceiro ano ginasial. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1950.

SILVA. A. C. e MIRANDA. D. O ensino de figuras geométricas por meio da dança. 2019.

SILVA, A. J. N; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 48-55, 2017.

SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.

SILVA, A. J. N.; SOUSA, I. S. (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SIMÕES, A. C. (2017) O gênero paródia em aulas de língua portuguesa: uma abordagem criativa entre letras e música. Anais do SIELP. Volume 2, número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758.

VERDERI, E. B. Dança na escola: uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009.

Pubblicato

2021-08-29

Come citare

Silva, A. C. de J., & Silva, A. J. N. da. (2021). O BALLET COMO DISPOSITIVO POTENCIALMENTE LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202123. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12155