UM CURSO DE ESTATÍSTICA: AS VARIÁVEIS NO CONTEXTO SOCIAL
Palavras-chave:
Estatística, Estágio Supervisionado, Educação MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta os resultados parciais da oficina “Um curso de estatística: as variáveis no contexto social”, proposto como parte da disciplina de Estágio III, do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, Campus IX; e tem como objetivo desenvolver competências matemáticas no aluno, possibilitando a ampliação e formalização de seus conhecimentos sobre o raciocínio estatístico. A oficina foi ofertada a alunos da primeira série do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual do Município de Barreiras.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: MEC, 2008.
CORDANI, L. K. Oficina “estatística para todos”. Disponível em: <http://www.ime.usp.br/~abe/OFICINA%20site_educacao.pdf> Acesso em: 26 set 2014.
FELÍCIO, H. M. S; OLIVEIRA, R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008. Editora UFPR. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/er/n32/n32a15 > Acesso em 12/04/2014
FUGITA, F. et al. Matemática, 3ª série: ensino médio. São Paulo. Edições SM, 2009.
GIOVANNI. J. R. et al.Matemática uma nova abordagem: progressões: 2ª ano ensino médio 3. ed. São Paulo, 2013.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LIMA, E. L. et al. Temas e problemas elementares. 5. ed. Rio de Janeiro. SBM, 2013.
MILANI, E. A informática e a comunicação matemática. In: K. S. Smole; M. I. Diniz (Orgs.).Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001. p.176-200.
LORENZATO, S. Para aprender Matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
NEVES, R. S. P; SANTOS, G. L; MUNIZ, C. A. Aplicações da informática na construção de conceitos geométricos: limites e possibilidades de softwares de representação dinâmica e de mediação pedagógica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>
SOUZA; F. L. C; SOUZA, S. S; SILVA, L. D. C; SILVA, A. J. N. DA. A Ludicidade na Construção do Conhecimento Matemático. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9802>.
SILVA, Américo Junior Nunes da; SOUZA, Ivanete dos Santos de (Orgs.). A Formação do Professor de Matemática em Questão: Reflexões para um Ensino com Significado. –Jundiaí, Paco Editorial: 2014.
SILVA, A. J. N. SOUZA, I. S. BARROS, S. S. ALMEIDA, J. O professor de Matemática e o Ato de Planejar: Há Unicidade entre dimensão política e dimensão pedagógica. Jundiaí: Paco Editorial. 2014
SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.