BALLET AS A POTENTIALLY PLAYFUL DEVICE FOR TEACHING BASIC MATHEMATICS
Keywords:
Dance. Math. Teaching. Learning.Abstract
This article, the result of a bibliographical crossover, aims to analyze the playful potentials involved between Basic Mathematics and Dance classes, meaning how the discipline can be experienced in examples contextualized with everyday life. Thus, therefore, we aim to demonstrate, also, that it is possible to teach angles through Dance, specifically ballet. The purpose of this combination is to obtain a good academic performance and seek to improve teaching and learning. It is clear in our experiences the benefits that an innovative class that is different from the traditional class provides to students. In this sense, it is intended to continue with this work, putting into practice this look of playfulness with Dance/ballet, as a method to mediate the content of angles for students. Finally, we hope that this work will serve as a reference for other authors who seek to research this topic.
Downloads
References
ARAUJO. K. Dificuldade na aprendizagem em matemática, 2010 pág. 4.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Brasília: MEC/SEF, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria do Ensino Fundamental, Distrito Federal: MEC/SEF,1997.
VIANNA C. CURY H. - Revista História & Educação, 2001.
DEPRESSÃO, O MAL DO SÉCULO 21. Ciências medicas, 2017.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.
FELTES, A. F.; PINTO, A. Balé e Educação infantil: Possibilidades Metodológicas. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, a.7, v.2. 2015.
FERRARI, A. A modernidade como nossa herança educacional. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação/Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII., Juiz de Fora, julho/2003.
FREUD. Prefácio a Juventude Desorientada, de AICHHORN. In. Edição Standart Brasileira das obras psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago - 1925.
LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1966.
LABAN, R. Dança Educativa Moderna. Londres: MacDonald and Evans, 1920, pg. 24.
LIMA, M. S. A. S. A. Importância da dança no processo Ensino Aprendizagem: A 10 danças aprimorando as habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento. Monografia - 2011.
LUCKESI, C. Estados de consciência e atividades lúdicas, in Bernadete de Souza Porto (Org.), Educação e Ludicidade – Ensaios 3, GEPEL/FACED/UFBA, 2004, pág. 11 a 20.
LUCKESI, C. Cipriano Ludicidade e formação do educador, 2014, pág. 14
MARQUES, M. O. Projeto pedagógico: a marca da escola, Contexto e Educação, ljuí, v. 5, n. 18, p. 16-28, abr./jun. 1990.
MACHADO J, O. 2018, Poéticas de Liberdade: o corpo em capoeira e dança. Jul-2018.
MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da Matemática, Educação Matemática Lúdica. In: SILVA, S. J N; TEIXEIRA, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo – 1º ed. – Curitiba, Appris, 2016.
PIRES, C. M. Curriculos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
PORTAL DA EDUCAÇÃO. Resultados da prova Brasil 2018.
QUINTELLA, A. Matemática: terceiro ano ginasial. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1950.
SILVA. A. C. e MIRANDA. D. O ensino de figuras geométricas por meio da dança. 2019.
SILVA, A. J. N; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 48-55, 2017.
SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.
SILVA, A. J. N.; SOUSA, I. S. (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
SIMÕES, A. C. (2017) O gênero paródia em aulas de língua portuguesa: uma abordagem criativa entre letras e música. Anais do SIELP. Volume 2, número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758.
VERDERI, E. B. Dança na escola: uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.