MATEMÁTICA FINANCEIRA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ATRAVÉS DE JOGOS
Palabras clave:
Matemática Financeira, Progressões, Jogos, SoftwaresResumen
Este relato de experiência é resultado parcial de uma oficina que vem sendo desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, ofertada pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, Campus IX; e tem por objetivo auxiliar os alunos, num processo de maior compreensão e interpretação sobre os conteúdos de matemática financeira, progressão aritmética e geométrica, além de refletir sobre o ensino da matemática, mais especificamente, da matemática financeira, através de jogos, softwares e aplicativos usuais, com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Barreiras - BA. Para tanto foram utilizados jogos potencialmente lúdicos, resolução de situações-problema e contamos com auxílio de softwares, como o Excel e o GeoGebra.
Descargas
Citas
ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino da matemática: Uma pratica possível. Campinas, SP, Papirus, 2001.
BRAGA, M. D; SÁ, A. V. M de. Contextualização por meio da ludicidade e da resolução de problemas. SÁ, A. V. M. de et al (Org.) Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013.
BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006
D´AMBRÓSIO, B. Formação de professores de Matemática para o Século XXI: o grandedesafio. Pro-Posições (FE- Unicamp), v. 4, n. 1 (10), março de 1993, p. 35-41.
LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.
MARIM, V. e BARBOSA, A. C. I. Jogos matemáticos: Uma proposta para o ensino das operações elementares. In: OLIVEIRA, C. C.; MARIM, V. (Org.). Educação matemática: Contextos e práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.
NASCIMENTO, J. K. F. do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.
PIMENTA, Selma G. & LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez Editora. 2011.
POLYA , G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SANTOS, S. M. P. dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, Vozes, 1997.
SANTOS, B. N. O menino Gauss. 2006, disponível em: <http://sorumbatico.blogspot.com.br/2006/06/o-menino-gauss.html> acesso em 07/11/2014.
SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>
SOUZA; F. L. C; SOUZA, S. S; SILVA, L. D. C; SILVA, A. J. N. DA. A Ludicidade na Construção do Conhecimento Matemático. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9802>
SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.