MATEMÁTICA FINANCEIRA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ATRAVÉS DE JOGOS

Authors

  • Leonny George Universidade do Estado da Bahia
  • Luana Darc Castelo da Silva Universidade do Estado da bahia
  • Sivonete da Silva Souza Universidade do Estado da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia

Keywords:

Matemática Financeira, Progressões, Jogos, Softwares

Abstract

Este relato de experiência é resultado parcial de uma oficina que vem sendo desenvolvido na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III, ofertada pelo curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia, Uneb, Campus IX; e tem por objetivo auxiliar os alunos, num processo de maior compreensão e interpretação sobre os conteúdos de matemática financeira, progressão aritmética e geométrica, além de refletir sobre o ensino da matemática, mais especificamente, da matemática financeira, através de jogos, softwares e aplicativos usuais, com alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Barreiras - BA.  Para tanto foram utilizados jogos potencialmente lúdicos, resolução de situações-problema e contamos com auxílio de softwares, como o Excel e o GeoGebra.

Downloads

Download data is not yet available.

References

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino da matemática: Uma pratica possível. Campinas, SP, Papirus, 2001.

BRAGA, M. D; SÁ, A. V. M de. Contextualização por meio da ludicidade e da resolução de problemas. SÁ, A. V. M. de et al (Org.) Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013.

BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, I. M. de F.; GEBRAN, R. A. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006

D´AMBRÓSIO, B. Formação de professores de Matemática para o Século XXI: o grandedesafio. Pro-Posições (FE- Unicamp), v. 4, n. 1 (10), março de 1993, p. 35-41.

LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 2006.

MARIM, V. e BARBOSA, A. C. I. Jogos matemáticos: Uma proposta para o ensino das operações elementares. In: OLIVEIRA, C. C.; MARIM, V. (Org.). Educação matemática: Contextos e práticas docentes. Campinas, SP: Editora Alínea, 2010.

NASCIMENTO, J. K. F. do. Informática aplicada à educação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

PIMENTA, Selma G. & LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. São Paulo. Cortez Editora. 2011.

POLYA , G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

SANTOS, S. M. P. dos. O lúdico na formação do educador. Petrópolis, Vozes, 1997.

SANTOS, B. N. O menino Gauss. 2006, disponível em: <http://sorumbatico.blogspot.com.br/2006/06/o-menino-gauss.html> acesso em 07/11/2014.

SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426>

SOUZA; F. L. C; SOUZA, S. S; SILVA, L. D. C; SILVA, A. J. N. DA. A Ludicidade na Construção do Conhecimento Matemático. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9802>

SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

Published

2017-11-24

How to Cite

George, L. ., Silva, L. D. C. da ., Souza, S. da S., & Silva, A. J. N. da. (2017). MATEMÁTICA FINANCEIRA: CONTEXTOS E APLICAÇÕES ATRAVÉS DE JOGOS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 33–48. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9810