MATEMÁTICA E A MÚSICA: O ESTUDO DAS ONDAS SONORA A PARTIR DO SOFTWARE GEOGEBRA E FERRAMENTAS MUSICAIS
Keywords:
Música, Matemática, Estágio Curricular Supervisionado, Aprendizagem, LudicidadeAbstract
“Quem gosta de música”? Ao fazer esta pergunta, baseados em nossas experiências pessoais, acreditamos que poucas pessoas respondem que não; porém, quando se perguntam quem não gosta de matemática o panorama é outro. Importante considerar que as duas possuem intersecções, e que sem a matemática não existiria a música. Partindo destas questões foi realizada uma oficina, na cidade de Barreiras, na Bahia, com o intuito de apresentar conceitos matemáticos relacionando-os a música, proporcionando uma aula interativa e estimulante, com capacidade de (re)significar os conceitos matemáticos. Assim este texto busca apresentar o relato da experiência que foi vivenciada durante o Estágio Curricular Supervisionado III, curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado da Bahia.
Downloads
References
SANTANA, Anderson Messias; REALI, Graciela Aluizio; FERNANDES, Giovana Conceição; DE OLIVEIRA, Juliana Barcelos; RUSSO, Luiz Felipe;DE OLIVEIRA, Priscila Neri. O SOFTWARE GEOGEBRA E O LÚDICO: CONTRIBUIÇÕES NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E DAS ARTES; ISSN 2301-0185;Uruguay, 2012.
LEMOS JUNIOR, José Alci Silva. Estudo de Funções Afins e Quadráticas com o auxílio do Computador / José Alci Silva Lemos Junior. Campina Grande, 2013.
LOPEZ, M. M. Construção e Aplicação de uma Sequência Didática para o Ensino de Trigonometria Usando o Software GeoGebra. XIII Conferência Interamericana de Educação matemática. 2011.
BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 (Coleção Tendências em Educação Matemática).
MOREIRA, Marco Antônio. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausbel. 1 ed. São Paulo: Moraes, 1993.
MILTRE, Rodrigo Siqueira; José Márcio Girardi; Neila Maria de Morais; Cynthia de Almeida Brandão; Claudia Pinto; Tãnia Moreira; Leandro Marcial Amaral Hoffmann Tomkelski; Tomkelski; Luis, AdriceliRichit. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais.
HENNEMANN, Nara Regina Andreia; Strohschoen, Aparecida Guimarães; Marchi, Miriam Ines.A BUSCA DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA - O TEMA ETANOL NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINA. Acessado em < https://www.univates.br/ppgece/media/pdf/a_busca_de_uma_aprendizagem.pdf>
SOUZA; F. L. C; SOUZA, S. S; SILVA, L. D. C; SILVA, A. J. N. DA. A Ludicidade na Construção do Conhecimento Matemático. In: Barreiras: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9802/>.
SANTOS, A. F; EVANGELISTA, A. L; OLIVEIRA, C. M; SILVA, A. J. N. DA. Cada situação com o seu problema: a Matemática a partir de contextos históricos. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://elem-com-br.webnode.com/>.
SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.