REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO

Auteurs-es

  • Edivânio Pereira Barbosa Universidade do Estado da Bahia
  • Leonice das Neves Ribeiro Universidade do Estado da Bahia
  • Rodrigo Carvalho Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Américo Junior Nunes da Silva Universidade do Estado da Bahia

Mots-clés :

Quatro operações fundamentais, Lúdico, Matemática, Aritmética

Résumé

O presente relato de experiência é resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada na turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Barreiras-BA. Trata-se de uma atividade para do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Matemática. A realização da atividade teve por objetivo aprimorar os conhecimentos á respeito das quatro operações fundamentais, por meio de jogos, no intuito de facilitar a aprendizagem dos alunos e aproximá-los do conhecimento matemático. A vivência da oficina possibilitou aos estudantes compreenderem os conceitos matemáticos que, em grande parte, não foram bem apresentados nos anos anteriores; promovendo assim o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, bem como estimulando o raciocínio lógico diante das situações-problemas, tendo como eixo central o lúdico. Este texto fundamenta-se em Kishimoto (2003), Piaget (1994), Antunes (1998), Brougère (1998), por exemplo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANTUNES. Celso. Jogos para estimulação das inteligências múltiplas. Ed, 11. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática.12ª ed., São Paulo: Ática, 2002.

PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975.

POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2000.

PIAGET, Jean. A construção do real. Rio de Janeiro. Zaha 1994.

CUNHA, Euclides Da. Materiais didáticos. Disponível em:<http://www.mathema.com.br/e_fund_a/mat_didat/tangram/_tangram.html. Acesso em: 13 de agosto de 2014..

SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.

SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426

SANTOS, A. F; EVANGELISTA, A. L; OLIVEIRA, C. M; SILVA, A. J. N. DA.

Cada situação com o seu problema: a Matemática a partir de contextos históricos. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9804>.

SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>

SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.

Publié-e

2017-11-24

Comment citer

Barbosa, E. P. ., Ribeiro, L. das N. ., Santos, R. C. ., & Silva, A. J. N. da. (2017). REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 2(01), 69–76. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9813

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s

1 2 > >>