O BALLET COMO DISPOSITIVO POTENCIALMENTE LÚDICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA BÁSICA
Palavras-chave:
Dança. Matemática. Ensino. Aprendizagem.Resumo
Este artigo, resultado de um intercruzar bibliográfico, entre a Matemática básica com a Dança, significando como a disciplina pode ser vivenciada em exemplos contextualizados com o cotidiano, tornando-a potencialmente lúdica. Dessa forma, portanto, objetivamos demostrar, que é possível o ensino dos ângulos por meio da Dança, especificamente o ballet. O intuito dessa junção é de obter um bom rendimento escolar e buscar melhorar o ensino e a aprendizagem. É notório em nossas experiências os benefícios que uma aula inovadora e diferente da aula tradicional proporcionam aos estudantes. Deste modo, foi por meio do grupo de estudo realizado pelo LEPEM de forma virtual, e através de vivências com a dança/ballet, fazendo aula de jazz e obtendo envolvimento diariamente em uma escola de dança na cidade de Senhor do Bonfim que surgiu as primeiras inquietações desse trabalho. Partimos de uma perspectiva metodológica bibliográfica. Nesse sentido, pretende-se seguir com essa pesquisa, colocando em prática esse olhar da Ludicidade com a Dança/ballet, como método para mediar o conteúdo de ângulos. Por fim, esperamos que esse trabalho sirva de referência para outros autores que busquem pesquisar sobre essa temática.
Downloads
Referências
ARAUJO. K. Dificuldade na aprendizagem em matemática, 2010 pág. 4.
BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Brasília: MEC/SEF, 1996.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ministério da Educação e do Desporto,
Secretaria do Ensino Fundamental, Distrito Federal: MEC/SEF,1997.
VIANNA C. CURY H. - Revista História & Educação, 2001.
DEPRESSÃO, O MAL DO SÉCULO 21. Ciências medicas, 2017.
D’AMBROSIO, U. A História da Matemática: questões historiográficas e políticas e reflexos na Educação Matemática. In: BICUDO, M. A. V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999, p. 97-115.
FELTES, A. F.; PINTO, A. Balé e Educação infantil: Possibilidades Metodológicas. Revista Conhecimento Online, Novo Hamburgo, a.7, v.2. 2015.
FERRARI, A. A modernidade como nossa herança educacional. Instrumento: revista de estudo e pesquisa em educação/Universidade Federal de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII., Juiz de Fora, julho/2003.
FREUD. Prefácio a Juventude Desorientada, de AICHHORN. In. Edição Standart Brasileira das obras psicológicas Completas. Rio de Janeiro: Imago - 1925.
LABAN, R. Dança Educativa Moderna. São Paulo: Ícone, 1966.
LABAN, R. Dança Educativa Moderna. Londres: MacDonald and Evans, 1920, pg. 24.
LIMA, M. S. A. S. A. Importância da dança no processo Ensino Aprendizagem: A 10 danças aprimorando as habilidades básicas, dos padrões fundamentais do movimento. Monografia - 2011.
LUCKESI, C. Estados de consciência e atividades lúdicas, in Bernadete de Souza Porto (Org.), Educação e Ludicidade – Ensaios 3, GEPEL/FACED/UFBA, 2004, pág. 11 a 20.
LUCKESI, C. Cipriano Ludicidade e formação do educador, 2014, pág. 14
MARQUES, M. O. Projeto pedagógico: a marca da escola, Contexto e Educação, ljuí, v. 5, n. 18, p. 16-28, abr./jun. 1990.
MACHADO J, O. 2018, Poéticas de Liberdade: o corpo em capoeira e dança. Jul-2018.
MUNIZ, C. A. Educação Lúdica da Matemática, Educação Matemática Lúdica. In: SILVA, S. J N; TEIXEIRA, H. S (Org.). Ludicidade, formação de professores e educação matemática em diálogo – 1º ed. – Curitiba, Appris, 2016.
PIRES, C. M. Curriculos de matemática: da organização linear à idéia de rede. São Paulo: FTD, 2000.
PORTAL DA EDUCAÇÃO. Resultados da prova Brasil 2018.
QUINTELLA, A. Matemática: terceiro ano ginasial. São Paulo : Companhia Editora Nacional, 1950.
SILVA. A. C. e MIRANDA. D. O ensino de figuras geométricas por meio da dança. 2019.
SILVA, A. J. N; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O Necessário Olhar do Professor sobre a Produção Matemática das Crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, p. 48-55, 2017.
SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.
SILVA, A. J. N.; SOUSA, I. S. (Orgs.). A formação do professor de matemática em questão: reflexões para um ensino com significado. Jundiaí: Paco Editorial, 2014.
SIMÕES, A. C. (2017) O gênero paródia em aulas de língua portuguesa: uma abordagem criativa entre letras e música. Anais do SIELP. Volume 2, número 1. Uberlândia: EDUFU, 2012. ISSN 2237-8758.
VERDERI, E. B. Dança na escola: uma abordagem pedagógica. São Paulo: Phorte, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.