Museologia e Educação. Um estudo exploratório sobre o Projeto CONSIGO
Educação Patrimonial Interdisciplinar no Ecomuseu de Maranguape, Ceará, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20692Palavras-chave:
Museologia Comunitária, Educação Popular, Património cultural integral, Educação Patrimonial Interdisciplinar, ,comuseu.Resumo
O Projeto “CONSIGO”, vencedor do 11º Prêmio Ibermuseus de Educação em 2021, é uma iniciativa local para uma política pública em educação patrimonial no município de Maranguape, Ceará, Brasil. Coordenado pelo Ecomuseu de Maranguape e realizado de modo remoto, o projeto é pioneiro no lançamento de uma aplicação de telemóvel (APP) em museologia comunitária para a salvaguarda comunitária do património cultural. Desta forma, o estudo exploratório no artigo em causa pretendeu dar a conhecer e analisar sob o paradigma da ação-reflexão-ação, as atividades e os resultados do projeto. Para tanto, a metodologia valeu-se de elementos da etnografia digital para a escolha dos instrumentais de recolha de dados com estudantes e professores de 25 escolas públicas que permitiu identificar evidências sobre os contributos do projeto para uma educação patrimonial interdisciplinar, popular e popularizada no município de Maranguape.
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