Museologia e Educação. Um estudo exploratório sobre o Projeto CONSIGO

Educação Patrimonial Interdisciplinar no Ecomuseu de Maranguape, Ceará, Brasil.

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20692

Mots-clés :

Museologia Comunitária, Educação Popular, Património cultural integral, Educação Patrimonial Interdisciplinar, ,comuseu.

Résumé

O Projeto “CONSIGO”, vencedor do 11º Prêmio Ibermuseus de Educação em 2021, é uma iniciativa local para uma política pública em educação patrimonial no município de Maranguape, Ceará, Brasil. Coordenado pelo Ecomuseu de Maranguape e realizado de modo remoto, o projeto é pioneiro no lançamento de uma aplicação de telemóvel (APP) em museologia comunitária para a salvaguarda comunitária do património cultural. Desta forma, o estudo exploratório no artigo em causa pretendeu dar a conhecer e analisar sob o paradigma da ação-reflexão-ação, as atividades e os resultados do projeto. Para tanto, a metodologia valeu-se de elementos da etnografia digital para a escolha dos instrumentais de recolha de dados com estudantes e professores de 25 escolas públicas que permitiu identificar evidências sobre os contributos do projeto para uma educação patrimonial interdisciplinar, popular e popularizada no município de Maranguape.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Nádia Helena Oliveira Almeida, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Vínculo institucional: Doutoranda no Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Centro de investigação e Intervenção Educativa (CIIE)/Comunidades de Práticas de Investigação: trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais  (CoPin/TEDeMoS) da Faculdade de Psicologia e ciências da Educação da Universidade do Porto; Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitário (ABREMC); Diretoria da Associação Portuando (Portugal).

João Carlos Pereira Caramelo, Universidade do Porto (FPCEUP)

Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal; CoPIn - Comunidade de Prática de Investigação no CIIE/Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais (Coord.); Membro do Conselho de Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP (2010-...)Membro do Conselho Científico da FPCEUP (2015-...); Coordenador da área programática 4 - Inovação, Criatividade e Desenvolvimento Local em Educação do CIIE (2010-2014); Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação e Formação de Adultos; Consultor de Formação do Centro de Formação Contínua de Professores CPDF; Membro do Conselho Científico da revista Laboreal.

Maria Alexandra de Sá Dias da Costa, Universidade do Porto (FPCEUP)

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal; CoPIn - Comunidade de Prática de Investigação no CIIE/Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais (Coord.); Subdiretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Directora do Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da FPCEUP; Membro do Conselho do Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP; Membro do Conselho do Departamento de Ciências da Educação; Membro da Comissão Executiva do Departamento Ciências da Educação.

Références

Abremc. (2020). Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitários-ABREMC: Uma organização a serviço da museologia comunitária brasileira, 2020. Rio de Janeiro.

Almeida, N. (2018). Educação Patrimonial & Criatividade: Território, Empatia e Aprendizagem nos Ecomuseus e Museus Comunitários. Dissertação Mestrado. Porto, Portugal: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Ausubel, D. P. (2003). Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. (L. Teopisto, Trad.) Rio de Janeiro: Plátano.

Bardin, L. (1977). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bell, J. (2010). Como realizar um projecto de Investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. (M. J. Cordeiro, Trad.) Lisboa: Gradiva.

Cavalcante, D. (17 de Junho de 2021). Apontamento 1 - Etnografia Digital. (N. Almeida, Entrevistador)

De Varine, H. (2012). As Raízes do Futuro: O Patrimônio a Serviço do Desenvolvimento Local. Porto Alegre: Medianiz.

Ecomuseu de Maranguape. (15 de Junho de 2021). Figura I. Exposição Virtual "Leituras de Mundo". Desenhos dos estudantes do património cultural material de Maranguape . Maranguape, Ceará, Brasil.

Ecomuseu de Maranguape. (01 de Maio de 2021). Figura III. Interface da APP CONSIGO. Maranguape, Ceará, Ceará.

Ecomuseu de Maranguape. (16-26 de Abril de 2021). Figura IV. Mapa de Significados. Diário de Campo 1. Inventário Etnográfico. Projeto CONSIGO. Maranguape, Ceará, Brasil.

Ecomuseu de Maranguape. (01 de Marco de 2021). Tabela I. Mapa da regionalização do património cultural de Maranguape. Maranguape, Ceará, Brasil.

Falk, J., & Dierking, L. (2000). Learning from Museums. Visitor experiences and the making of meaning. Toronto: Altamira.

Ferraz, P. C. (2019). A etnografia digital e os fundamentos da Antropologia para estudos em redes on-line. Aurora: revista de arte, mídia e política, 46-69.

Freire, P. (2018). Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento.

Freire, P. (2018). Política e Educação. (A. M. Araújo Freire, Ed.) Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freitas, A. (3 de Junho de 2021). Apontamento 1 - Etnografia Digital. (N. Almeida, Entrevistador)

Geertz, C. (2008). A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: LCT.

Hooper-Greenhill, & E. (1998). Los museos e sus visitantes. Gijóns: Trea, S. L.

Ibermuseus. (2 de outubro de 2018). Secretaria Geral-Iberoamericana. Fonte:

Ibermusues: http://www.ibermuseos.org/pt/

Ibram. (2012). Mesa redonda sobre la importancia y el desarrollo de los museos en el mundo contemporáneo: Mesa Redonda de Santiago de Chile, 1972. (F. Nascimento, T. J, & S. A, Eds.) Brasília: Ibram.

Lorente, J. P. (2012). Manual de historia de la museología. Gijón (Asturias): Trea.

Menino Homem, P. (2013). Conservação preventiva em contextos culturais. Recursos tecnológicos para gestão de risco ambiental poluição. Ciências e Tecnologias do Património, 305-317.

Nascimento, L. (1 de Maio de 2021). Apontamento 2 - Etnografia Digital. (N. Almeida, Entrevistador)

Novak, J. D. (jan-jun de 2010). A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los. Praxis Educativa, pp. 9-29.

Ocampo, C. C., & Lersch, T. M. (2016). Memoria: Red de Museos Comunitarios de America. Ciudad de Oaxaca: Red de Museos Comunitarios de America.

Pelegrini, S. (2008). A gestão do patrimônio imaterial brasileiro na contemporaneidade. HISTÓRICA.

Pelegrini, S. (2008). Memórias e identidades: a patrimonialização e os usos do passado. Anos 90, 87-115.

Projeto CONSIGO. (16 de Abril de 2021). Inventário Etnográfico. Diário de Campo 1. Maranguape, Ceará, Brasil.

Secretaria da Educação Básica. (2012). Manual operacional de educação integral. Brasília: Ministério da Educação do Brasil (MEC).

Semedo, A. (2008). Museus, educação e cidadania. Museus e Sociedade (pp. 27-32). Caminha: Câmara Municipal de Caminha.

Tonet, I. (2013). Método Científico: uma abordagem ontológica. São Paulo: Instituto Lukács.

Varine, H. (19 de abril de 2015). O Fascínio do Património e dos Museus. 145-166. (A. Carvalho, Entrevistador) Cadernos de Sociomuseologia.

Vasconcelos, G. (10 de Junho de 2021). Apontamento 1 - Etnografia Digital. (N. Almeida, Entrevistador)

Vasconcelos, G. (24 de Junho de 2021). Apontamento 1 - Etnografia Digital. (N. Almeida, Entrevistador)

Téléchargements

Publié-e

2024-08-22

Comment citer

OLIVEIRA ALMEIDA, N. H.; PEREIRA CARAMELO, J. C.; DE SÁ DIAS DA COSTA, M. A. Museologia e Educação. Um estudo exploratório sobre o Projeto CONSIGO: Educação Patrimonial Interdisciplinar no Ecomuseu de Maranguape, Ceará, Brasil. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20692 , 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20692. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20692. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas