“Estratégia para o processo de formação artística em estudantes de educação pré-escolar da Universidade de Pinar del Río ¨Hermanos Saiz Montes de Oca¨”
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i1.a19661Palavras-chave:
arte, formação, educação pré-escolar, procesoResumo
A formação artística é um componente essencial no desenvolvimento integral de crianças em idade pré-escolar, pois favorece o desenvolvimento da criatividade, expressão, sensibilidade e comunicação. O artigo tem como objetivo socializar uma sistematização teórica sobre os principais referenciais teóricos do processo de formação artística em estudantes de educação pré-escolar. Os principais métodos foram o dialético-materialista como geral que permite a materialização da unidade da teoria e da prática, a partir de uma abordagem sistêmica e generalizadora, juntamente com métodos teóricos como análise histórico-lógica e seus procedimentos, análise e síntese e indução e dedução, para chegar a conclusões e fazer generalizações. Os resultados se concentraram na sistematização teórica da formação artística em estudantes de educação pré-escolar, nos contextos nacional e internacional. Como conclusões, destaca-se a importância da formação artística como um fator de qualidade na educação pré-escolar.
Downloads
Referências
Álvarez de Zayas, C. (1999). La escuela en la unidad didáctica [Libro]. Editorial Pueblo y Educación.
Bravo, M. (2012). El concepto formación pedagógica: tradición y modernidad.
Bruner, J. (1972). The Nature and Uses of Immaturity American.
Dewey, J. (1916). Democracia y educación: Una introducción a la filosofía de la educación. Ediciones Morata.
Díaz Zamora, M., & Verdecía Almaguer, D. (2022). El proceso formativo del profesional para la educación artística en el contexto actual.
Eisner, E. W. (1995). Educar la visión artística. Grupo Planeta.
Estévez Pichs, M. A., & Rojas Valladares, A. L. (2017). La educación artística en la educación inicial: un requerimiento de la formación del profesional Universidad y sociedad.
Freire, P. (1970). Pedagogy of the Oppressed. New York: Seabury Press.
Flórez, R. (1999). Hermenéutica y Pedagogía [Artículo]. Revista La Pedagogía, 1(1), 83–91.
Gardner, H. (1983). Frames of mind: The theory of multiple intelligences.
González, M. B. (2016). La categoría formación y su complejo significado en Visión pedagógica de la formación universitaria actual.
González D, M., Ríos L, I., Siverio G, A. M., Beltrán B, M. T., & Hernández G, M. (2017). Un acercamiento a la concepción curricular de la primera infancia. Editorial pueblo y Educación. La Habana.
Horruitiner, P. (2011). La universidad cubana. El modelo de formación. Editorial Universitaria.
Martínez, A. (2002). Didáctica de las figuras retóricas. Actividades para el aprendizaje creativo de las figuras fonológicas
Nieva Chaves, J. A., & Martínez Chacón, O. (2016). Una nueva mirada sobre la formación docente Universidad y sociedad.
Perkins, D. (1995). Enseñar a pensar.
Siverio, A. M., & López, J. (2016). El proceso educativo para el desarrollo integral de la primera infancia. Pueblo y Educación.
Trilla, J., et al. (2001). «3. Maria Montessori: el Método de la Pedagogía Científica». El legado pedagógico del siglo XX para la escuela del siglo XXI.
Vygotsky, L. S. (1979). El desarrollo de los procesos psicológicos superiores.
Vygotsky, L. S. (1981). Pensamiento y Lenguaje.
Wertsch, J. V. (1985). Culture Communication and Cognition; Vygotskian Perspectives. Cambridge: University Press.
Wertsch, J. V. (1988). Vigotsky y la formación social de la mente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yaquelin Valdés Torrens, C Judit Rovira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.