EDUCAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: OS DESAFIOS DOS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15334

Palavras-chave:

Interculturalidade, Diferença, Igualdade, Escola

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar os desafios dos docentes na construção de práticas pedagógicas interculturais na perspectiva do cotidiano escolar. No que se refere ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, tendo como referência material já publicado, constituído, principalmente, por livros, artigos científicos de periódicos disponibilizados na Internet. O referencial teórico utilizado tem por base Candau (2008, 2010, 2011 e 2016). Ao trabalhar a relação entre esses três vértices - cotidiano escolar, desafios dos docentes e práticas pedagógicas interculturais - percebemos a necessidade de articular políticas de igualdade e políticas de identidades, que têm sido uma preocupação fundamental tanto de instâncias governamentais quanto de movimentos sociais, organizações não governamentais e outros atores da sociedade civil, ao passo que entendemos, no entanto, que,  no âmbito da educação escolar, é possível detectar uma sensação de impotência, pois não sabermos como lidar positivamente com essas questões. No interior desta perspectiva, percebe-se a dificuldade de se embrenhar na problemática da interculturalidade, entendendo ser o desafio da escola trabalhar a diversidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonieta da Paixão Santos, Secretaria Municipal de Educação de Igrapiúna

Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e letras de Candeias - FAC.

Referências

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis. Rio de Janeiro, Vozes, 2000.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. REV. BRAS. EDUC. 13 (37) • ABR 2008. DISPONÍVEL EM < HTTPS://WWW.SCIELO.BR/J/RBEDU/A/5SZSVWMVGSVPKGNWC67BJTC/?LANG=PT > ACESSADO EM 06 DE SETEMBRO DE 2022.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011 Disponível em < www.curriculosemfronteiras.org> Acessado em 11 de setembro de 2022.

CANDAU, VERA MARIA FERRÃO; OLIVEIRA, LUIZ FERNANDES DE. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. educ. REV. 26 (1). ABR 2010 DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.SCIELO.BR/J/EDUR/A/TXXBBM6FWLJYH9G9TQVQP4V/?LANG=PT ACESSADO EM 10 DE SETEMBRO DE 2022.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 65-82, jan. / jun. 2009. Disponível em < https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ML/article/viewFile/328/326 > Acessado em 07 de setembro de 2022

CANDAU. Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.802-820 jul./set. 2016. Disponível em <https://www.scielo.br/j/cp/a/GKr96xZ95tpC6shxGzhRDrG/?lang=pt&format=pdf> Acessado em 14 de setembro de 2022

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRILLO, Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.) Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 73- 89, 2004.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2007.

OLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva. Comenius e a educação para todos. Disponível em < https://www.fernandosantiago.com.br/comenius.pdf > Acessado em 06 de setembro de 2022.

SANTOS, Boaventura de Souza. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, Boaventura de Souza. Se Deus fosse um ativista de direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2013

SANTOS, Boaventura Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social: Revista de Sociologia, São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 31-52, 1993.

SANTOS, Boaventura Souza. Estado e sociedade na semiperiferia do sistema mundial: o caso português. Disponível em < http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Estado_e_sociedade_Analise_Social.PDF > Acessado em 07 de setembro de 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

SANTOS, A. da P. EDUCAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: OS DESAFIOS DOS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e15334, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a15334. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/15334. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS