EDUCAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: OS DESAFIOS DOS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15334

Mots-clés :

Interculturalidade, Diferença, Igualdade, Escola

Résumé

O presente artigo tem por objetivo abordar os desafios dos docentes na construção de práticas pedagógicas interculturais na perspectiva do cotidiano escolar. No que se refere ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, tendo como referência material já publicado, constituído, principalmente, por livros, artigos científicos de periódicos disponibilizados na Internet. O referencial teórico utilizado tem por base Candau (2008, 2010, 2011 e 2016). Ao trabalhar a relação entre esses três vértices - cotidiano escolar, desafios dos docentes e práticas pedagógicas interculturais - percebemos a necessidade de articular políticas de igualdade e políticas de identidades, que têm sido uma preocupação fundamental tanto de instâncias governamentais quanto de movimentos sociais, organizações não governamentais e outros atores da sociedade civil, ao passo que entendemos, no entanto, que,  no âmbito da educação escolar, é possível detectar uma sensação de impotência, pois não sabermos como lidar positivamente com essas questões. No interior desta perspectiva, percebe-se a dificuldade de se embrenhar na problemática da interculturalidade, entendendo ser o desafio da escola trabalhar a diversidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Antonieta da Paixão Santos, Secretaria Municipal de Educação de Igrapiúna

Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e letras de Candeias - FAC.

Références

CANDAU, Vera Maria. Reinventar a escola. Petrópolis. Rio de Janeiro, Vozes, 2000.

CANDAU, V. M. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. REV. BRAS. EDUC. 13 (37) • ABR 2008. DISPONÍVEL EM < HTTPS://WWW.SCIELO.BR/J/RBEDU/A/5SZSVWMVGSVPKGNWC67BJTC/?LANG=PT > ACESSADO EM 06 DE SETEMBRO DE 2022.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Reinventar a escola. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas. Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, pp.240-255, Jul/Dez 2011 Disponível em < www.curriculosemfronteiras.org> Acessado em 11 de setembro de 2022.

CANDAU, VERA MARIA FERRÃO; OLIVEIRA, LUIZ FERNANDES DE. Pedagogia decolonial e educação antirracista e intercultural no brasil. educ. REV. 26 (1). ABR 2010 DISPONÍVEL EM HTTPS://WWW.SCIELO.BR/J/EDUR/A/TXXBBM6FWLJYH9G9TQVQP4V/?LANG=PT ACESSADO EM 10 DE SETEMBRO DE 2022.

CANDAU, Vera Maria. Educação em direitos humanos e diferenças culturais: questões e buscas. Revista Múltiplas Leituras, v.2, n. 1, p. 65-82, jan. / jun. 2009. Disponível em < https://www.metodista.br/revistas/revistas-metodista/index.php/ML/article/viewFile/328/326 > Acessado em 07 de setembro de 2022

CANDAU. Vera Maria Ferrão. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa v.46 n.161 p.802-820 jul./set. 2016. Disponível em <https://www.scielo.br/j/cp/a/GKr96xZ95tpC6shxGzhRDrG/?lang=pt&format=pdf> Acessado em 14 de setembro de 2022

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRILLO, Marlene. O professor e a docência: o encontro com o aluno. In: ENRICONE, D. (Org.) Ser professor. 4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, p. 73- 89, 2004.

LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2007.

OLIVEIRA, Cassiane de Nazaré da Silva. Comenius e a educação para todos. Disponível em < https://www.fernandosantiago.com.br/comenius.pdf > Acessado em 06 de setembro de 2022.

SANTOS, Boaventura de Souza. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

SANTOS, Boaventura de Souza. Se Deus fosse um ativista de direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2013

SANTOS, Boaventura Sousa. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social: Revista de Sociologia, São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 31-52, 1993.

SANTOS, Boaventura Souza. Estado e sociedade na semiperiferia do sistema mundial: o caso português. Disponível em < http://www.boaventuradesousasantos.pt/media/pdfs/Estado_e_sociedade_Analise_Social.PDF > Acessado em 07 de setembro de 2022.

Téléchargements

Publié-e

2022-10-13

Comment citer

SANTOS, A. da P. EDUCAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: OS DESAFIOS DOS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e15334, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a15334. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/15334. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS