A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ALUNO

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a9983

Mots-clés :

Educação Física, Escolar, Jogos Cooperativos

Résumé

A abordagem em relação aos jogos cooperativos compreendem as ações coletivas baseada nos valores afetivos e no desenvolvimento social humano. Neste sentido, o presente artigo problematizou-se: Qual a importância dos jogos cooperativos nas aulas de educação escolar no desenvolvimento social do aluno? Deste modo, o estudo objetivou-se em apresentar o processo histórico, apontar as contribuições nas aulas de educação física escolar, ressaltar a importância como conteúdo da educação física escolar, relatar o papel do professor no processo de inclusão no que diz respeito aos jogos cooperativos. Em vista disso, a pesquisa origina-se de uma revisão bibliográfica. Os aspectos pesquisados mostram que os jogos cooperativos implantados nas aulas de educação física escolar influenciam de forma positiva e transformadora, levando-se em consideração o aluno como objeto principal a ser atingido, com a missão de pôr em prática toda cooperação social adquirida, independente do espaço social em que está inserido.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Jaqueline da Silva Lima, Graduanda pelo Centro Universitário Jorge Amado

Graduanda em Educação Física. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física.

Jeane Rodella Assunção, Docente no Centro Universitário Jorge Amado e no Centro Universitário Maurício de Nassau

Doutora em Ciências da Educação. Docente na rede Municipal de Educação de Salvador/Bahia. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Tecnologias Informacionais e Inclusão Sociodigital. Membro do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Necessidades Educacionais Especiais.

Références

ALMEIDA, C. J. S. Jogos Cooperativos e sua Contribuição em Situações de Vulnerabilidade Social. 1. ed. São Paulo: Phorte , 2019.

BROTTO, Fabio Otuzi. Jogos Cooperativos: O JOGO E O ESPORTE COMO , A UM EXERCICIO DE CONVIVENCIA . 4. ed. São Paulo: Palas Athena, 2013. p. 1-187.

DARIDO, Suraya Cristina; JÚNIOR, O. M. D. S. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de Intervenção na Escola. 7. ed. Campinas-SP: Papirus, 2013. p. 11-348.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. p. 2-286.

FERNÁNDEZ-RIO, J. et al. Atividades e Jogos Cooperativos. 1. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015. p. 1-372.

FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes Necessários à Prática Educativa. 56. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018. p. 11-138.

MARCONI, M. D. A; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica . 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 148.

MEC. Base Nacional Comum Curricular - Educação é Base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 out. 2020.

MENOTI, J. C. C; LIMA, J. M. D; LIMA, M. R. C. D. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NA FORMAÇÃO DE VALORES COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revistas Unoeste, UNESP- Presidente Prudente, v. 11, n. 2, p. 74-91, ago./2014. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1184/1436. Acesso em: 20 mai. 2020.

PALMIERI, M. W. A. R. Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 243-252, mai./2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v19n2/2175-3539-pee-19-02-00243.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.

PORTAL MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 24 mai. 2020.

QUERINI, Marizete. Jogos Cooperativos: Nova Tendência na Educação Física Escolar. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, Paraná, v. 2, n. 2, p. 1-48, out./2013.

RIBEIRO, M. B. P. S. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS ENQUANTO CONTEÚDO BÁSICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, Paraná, v. 1, n. 1, p. 1-21, ago./2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_edfis_artigo_mauricio_bentivoglio.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.

SANTOS, R. D. S. S. R. D. Jogos cooperativos no processo de ensino e aprendizagem na educação física. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia , Medianeira, v. 8, n. 19, p. 1-21, nov./2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7390/pdf. Acesso em: 13 set. 2020.

SILVA, F. R. D. F. ;. E. A. P. C. D. Os jogos cooperativos na Educação Física escolar : favorecimento das relações interpessoais. ConScientiae Saúde, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 588-597, dez./2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92929899013. Acesso em: 14 set. 2020.

SILVA, T. A. D. C. E; JUNIOR, A. R. P. Jogos e Brincadeiras: ações lúdicas nas escolas, ruas, hotéis, festas, parques e em família. 1. ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2017. p. 61.

SILVA; AL, J. K. F. D. E. Jogos cooperativos: contribuição na escola como meio socializador entre crianças do ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 24, n. 39, p. 195-205, nov./2012.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-22

Comment citer

LIMA, J. da S. .; ASSUNÇÃO, J. R. A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ALUNO. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e9983, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a9983. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/9983. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”