A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COOPERATIVOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO ALUNO
DOI :
https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a9983Mots-clés :
Educação Física, Escolar, Jogos CooperativosRésumé
A abordagem em relação aos jogos cooperativos compreendem as ações coletivas baseada nos valores afetivos e no desenvolvimento social humano. Neste sentido, o presente artigo problematizou-se: Qual a importância dos jogos cooperativos nas aulas de educação escolar no desenvolvimento social do aluno? Deste modo, o estudo objetivou-se em apresentar o processo histórico, apontar as contribuições nas aulas de educação física escolar, ressaltar a importância como conteúdo da educação física escolar, relatar o papel do professor no processo de inclusão no que diz respeito aos jogos cooperativos. Em vista disso, a pesquisa origina-se de uma revisão bibliográfica. Os aspectos pesquisados mostram que os jogos cooperativos implantados nas aulas de educação física escolar influenciam de forma positiva e transformadora, levando-se em consideração o aluno como objeto principal a ser atingido, com a missão de pôr em prática toda cooperação social adquirida, independente do espaço social em que está inserido.
Téléchargements
Références
BROTTO, Fabio Otuzi. Jogos Cooperativos: O JOGO E O ESPORTE COMO , A UM EXERCICIO DE CONVIVENCIA . 4. ed. São Paulo: Palas Athena, 2013. p. 1-187.
DARIDO, Suraya Cristina; JÚNIOR, O. M. D. S. Para Ensinar Educação Física: Possibilidades de Intervenção na Escola. 7. ed. Campinas-SP: Papirus, 2013. p. 11-348.
DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019. p. 2-286.
FERNÁNDEZ-RIO, J. et al. Atividades e Jogos Cooperativos. 1. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2015. p. 1-372.
FREIRE, Paulo. PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: saberes Necessários à Prática Educativa. 56. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018. p. 11-138.
MARCONI, M. D. A; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica . 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017. p. 148.
MEC. Base Nacional Comum Curricular - Educação é Base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 out. 2020.
MENOTI, J. C. C; LIMA, J. M. D; LIMA, M. R. C. D. CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS COOPERATIVOS NA FORMAÇÃO DE VALORES COM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revistas Unoeste, UNESP- Presidente Prudente, v. 11, n. 2, p. 74-91, ago./2014. Disponível em: http://revistas.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1184/1436. Acesso em: 20 mai. 2020.
PALMIERI, M. W. A. R. Jogos cooperativos e a promoção da cooperação na educação infantil. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 243-252, mai./2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/pee/v19n2/2175-3539-pee-19-02-00243.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.
PORTAL MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acesso em: 24 mai. 2020.
QUERINI, Marizete. Jogos Cooperativos: Nova Tendência na Educação Física Escolar. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, Paraná, v. 2, n. 2, p. 1-48, out./2013.
RIBEIRO, M. B. P. S. A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS COOPERATIVOS ENQUANTO CONTEÚDO BÁSICO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. OS DESAFIOS DA ESCOLA PÚBLICA PARANAENSE NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR PDE, Paraná, v. 1, n. 1, p. 1-21, ago./2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_edfis_artigo_mauricio_bentivoglio.pdf. Acesso em: 16 set. 2020.
SANTOS, R. D. S. S. R. D. Jogos cooperativos no processo de ensino e aprendizagem na educação física. Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia , Medianeira, v. 8, n. 19, p. 1-21, nov./2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/recit/article/view/e-7390/pdf. Acesso em: 13 set. 2020.
SILVA, F. R. D. F. ;. E. A. P. C. D. Os jogos cooperativos na Educação Física escolar : favorecimento das relações interpessoais. ConScientiae Saúde, São Paulo, v. 12, n. 4, p. 588-597, dez./2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=92929899013. Acesso em: 14 set. 2020.
SILVA, T. A. D. C. E; JUNIOR, A. R. P. Jogos e Brincadeiras: ações lúdicas nas escolas, ruas, hotéis, festas, parques e em família. 1. ed. Petrópolis- RJ: Vozes, 2017. p. 61.
SILVA; AL, J. K. F. D. E. Jogos cooperativos: contribuição na escola como meio socializador entre crianças do ensino fundamental. Motrivivência, Florianópolis, v. 24, n. 39, p. 195-205, nov./2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.