GEPEPF em ação

a interdisciplinaridade a favor da Educação em Direitos Humanos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20695

Mots-clés :

GEPEPF, Interdisciplinaridade, Educação em Direitos Humanos, Formação continuada

Résumé

O processo formativo deve ser eminentemente contínuo. Deste modo, temos por finalidade apresentar os desdobramentos das ações do grupo de estudos e pesquisas da educação em Paulo Freire (GEPEPF, doravante) no interregno do semestre letivo 2023.2 pela teia da interdisciplinaridade a favor da educação em direitos humanos. Mais especificamente, mapear o diretório acadêmico do GEPEPF, escavar as linhas de pesquisa e explicitar as ações decorridas das linhas de pesquisa. Deste modo, partimos da curiosidade epistemológica: Qual é a dinâmica da formação do ser professor na atualidade? A metodologia que melhor coopera para os achados desta curiosidade é a teoria da análise do discurso de Michel Foucault (2008), a qual nos permite mapear, escavar e explicitar o GEPEPF em ação. Assinalamos que o respectivo grupo de estudos e pesquisas tem promovido a inserção dos seus membros com intensidade nas ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como indo além, alcançando processos formativos autônomos e criativos de seus membros através da interdisciplinaridade a favor da educação em direitos humanos, sobretudo, para os professores que dele participam.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em educação. Professora do departamento de educação do Ceres/UFRN. Diretora pedagógica do Centro Paulo Freire-estudos e pesquisas. Líder do grupo de estudos e pesquisas da educação em Paulo Freire.

Références

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

BENEVIDES. M.V. Direitos Humanos: desafios para o século XXI. In: Silveira. In: Silveira, Rosa Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos, João Pessoa: Editora Universitária. 2007.

BRANDÃO, C.R. A participação da pesquisa no trabalho popular. In: Brandão, C.R. (Org.) Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, p.223-252. 1984.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? - 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática docente. 1ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GIL, Antônio Carlos. (2012). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In:_____(Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

Téléchargements

Publié-e

2024-08-22

Comment citer

VIEIRA DE MELO, M. A. GEPEPF em ação: a interdisciplinaridade a favor da Educação em Direitos Humanos . Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20695, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20695. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20695. Acesso em: 21 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas