PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA BAIANA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10164

Mots-clés :

Padrões Motores, Desenvolvimento Motor, Educação Infantil

Résumé

O objetivo deste estudo foi descrever a frequência dos padrões motores fundamentais de movimento de crianças matriculadas na educação infantil em escola de uma cidade do agreste baiano. As crianças foram submetidas a testes de avaliação motora que foram filmadas e analisadas. A amostra foi composta por 50 alunos da educação infantil, de ambos os sexos, 20 com quatro anos e 30 com cinco anos de idade. As habilidades motoras fundamentais de pegar, chutar e saltar horizontalmente foram avaliadas em conformidade aos padrões de desenvolvimento esperados para cada idade. Os resultados apresentaram presença de atraso no desenvolvimento motor das crianças investigadas uma vez que os participantes deveriam estar no estágio elementar de desenvolvimento do movimento.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Fábio Thomaz Melo, Docente na Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ciências da Educação. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Kleonara Santos Oliveira, Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde; do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa em Neurodesenvolvimento e Inclusão. 

Angelo, Docente na Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Física. Líder do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Claudio, Doutorando em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Cultura e Saúde.

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS/CNPq).

Références

FARIAS, A. L. P.; MAIA, D. F.; OLIVEIRA, M. A. T. Lúdico e a afetividade no processo ensino aprendizagem. Cenas Educacionais, v.2, n.2, p.25-41, 2019.

FERNANDES, L.B.G. et al. O contributo da Educação Física para o desenvolvimento motor: uma revisão sistemática. Gymnasium, v.2, n.2, p.1-6, 2017.

FONSECA, F. R.; BELTRAME, T. S.; TKAC, C. M. Relação entre o Nível de Desenvolvimento Motor e Variáveis do Contexto de Desenvolvimento de Crianças. Revista da Educação Física/UEM, v.19, n.2, p.183-194, 2008.

GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2013. 487p.

ISAYAMA, H. F.; GALLARDO, J. S. P. Desenvolvimento Motor: Análise dos Estudos Brasileiros sobre Habilidades Motoras Fundamentais. Revista da Educação Física/UEM, v.9 n.1, p.75-82, 1998.

LOPES, V. P.; MAIA, J. A. R. Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica. Revista Paulista de Educação Física, v.14, n.2, p.40-128, 2000.

MAIA, D. F.; FARIAS, A. L. P.; OLIVEIRA, M. A. T. Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento da criança. Cenas Educacionais, v. 3, p.e8623, 2020.

MARQUES, et al. Desenvolvimento motor: padrões motores fundamentais de movimento em crianças de 4 e 5 anos de idade. Lecturas Educación Física y Deportes, v.18, n.186, 2013.

OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade e reeducação num enfoque psicopedagógico. 20. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

OLIVEIRA, J. A. Padrões motores fundamentais: implicações e aplicações na educação física infantil. Interação, v.6, n.6, p.37-42, 2002.

PAIM, M. C. C. Desenvolvimento motor de crianças pré-escolares entre 5 e 6 anos. Lecturas: Educación Física y Deportes, v.8, n.58, 2003.

PALMA, L.; GUARÍGLIA, D. A.; MARQUES, I. Análise do desenvolvimento motor de crianças em diferentes classes sociais. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, n. 2, p. 35-43, 2016.

PERROTTI, A. C.; MANOEL, E. J. Uma visão epigenética do desenvolvimento motor. Revista. Brasileira de. Ciência e Movimento, v.9, n.4, p.77-82, 2001.

RISSI, J. B. D.; TEIXEIRA-ARROYO, C. Efeito de um circuito de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças de 3 a 6 anos. Educação Física UNIFAFIBE, v.6, n.1, p.43-55, 2018.

TANI, G. et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1988.

VALENTINI, N. C. Percepções de competências de desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento, v.8, n.2, p.51-62, 2002.

WALLON, H. Do ato do pensamento – Ensaio de psicologia comparada. Lisboa: Moraes, 1979.

Téléchargements

Publié-e

2020-12-29

Comment citer

MELO, F. T.; OLIVEIRA, K. S. .; ANGELO; CLAUDIO; MUSSI, R. F. de F. PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA BAIANA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e10164, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a10164. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10164. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s