JOGOS DIGITAIS COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a9790Palavras-chave:
Jogos digitais. Alfabetização. Educação básica.Resumo
Com este trabalho objetivou-se refletir sobre as possibilidades de utilização dos jogos digitais como objeto de aprendizagem no processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental. A atual sociedade encontra-se permeada pelos avanços das novas tecnologias, que trazem mudanças aceleradas, provocadas principalmente pelos progressos das tecnologias digitais, modificando, portanto, o nosso modo de viver e de atuar no mundo. Os avanços das novas tecnologias influenciaram nos padrões científicos, mobilizando os modelos pedagógicos e, em razão disso, atingiu a escola e as relações entre professores e alunos. Para a construção deste artigo realizamos uma revisão narrativa da literatura, a partir de textos produzidos nos últimos 10 anos. Os textos selecionados para a construção do artigo foram encontrados na biblioteca Scielo. As pesquisas apontam que os jogos digitais podem potencializar o desenvolvimento infantil e auxiliar no processo ensino e aprendizagem na educação básica, desde que contem com a mediação do professor como problematizador, porém, faz-se necessário que os professores sejam capacitados e que existam políticas públicas que favoreçam essa formação.
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