PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA BAIANA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10164

Palavras-chave:

Padrões Motores, Desenvolvimento Motor, Educação Infantil

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever a frequência dos padrões motores fundamentais de movimento de crianças matriculadas na educação infantil em escola de uma cidade do agreste baiano. As crianças foram submetidas a testes de avaliação motora que foram filmadas e analisadas. A amostra foi composta por 50 alunos da educação infantil, de ambos os sexos, 20 com quatro anos e 30 com cinco anos de idade. As habilidades motoras fundamentais de pegar, chutar e saltar horizontalmente foram avaliadas em conformidade aos padrões de desenvolvimento esperados para cada idade. Os resultados apresentaram presença de atraso no desenvolvimento motor das crianças investigadas uma vez que os participantes deveriam estar no estágio elementar de desenvolvimento do movimento.

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Biografia do Autor

Fábio Thomaz Melo, Docente na Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ciências da Educação. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Kleonara Santos Oliveira, Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde; do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa em Neurodesenvolvimento e Inclusão. 

Angelo Maurício de Amorim, Docente na Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Física. Líder do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Claudio Bispo de Almeida, Doutorando em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Cultura e Saúde.

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS/CNPq).

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Publicado

2020-12-29

Como Citar

MELO, F. T.; OLIVEIRA, K. S. .; AMORIM, A. M. de; ALMEIDA, C. B. de; MUSSI, R. F. de F. PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA BAIANA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e10164, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a10164. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10164. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”