FUNDAMENTAL MOTOR PATTERNS OF CHILDREN OF A BAIAN SCHOOL
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10164Keywords:
Motor patterns, Motor development, Child educationAbstract
The aim of this study was to describe the frequency of the fundamental motor movement patterns of children enrolled in early childhood education in a school in a city in rural Bahia. The children were submitted to motor assessment tests that were filmed and analyzed. The sample consisted of 50 early childhood education students, of both sexes, 20 with four years old and 30 with five years old. The fundamental motor skills of catching, kicking and jumping horizontally were assessed in accordance with the expected development patterns for each age. The results showed a delay in the motor development of the children investigated since the participants should be in the elementary stage of movement development.
Downloads
References
FARIAS, A. L. P.; MAIA, D. F.; OLIVEIRA, M. A. T. Lúdico e a afetividade no processo ensino aprendizagem. Cenas Educacionais, v.2, n.2, p.25-41, 2019.
FERNANDES, L.B.G. et al. O contributo da Educação Física para o desenvolvimento motor: uma revisão sistemática. Gymnasium, v.2, n.2, p.1-6, 2017.
FONSECA, F. R.; BELTRAME, T. S.; TKAC, C. M. Relação entre o Nível de Desenvolvimento Motor e Variáveis do Contexto de Desenvolvimento de Crianças. Revista da Educação Física/UEM, v.19, n.2, p.183-194, 2008.
GALLAHUE, D. L.; OZMUN, J. C.; GOODWAY, J. D. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7. ed. Porto Alegre: ARTMED, 2013. 487p.
ISAYAMA, H. F.; GALLARDO, J. S. P. Desenvolvimento Motor: Análise dos Estudos Brasileiros sobre Habilidades Motoras Fundamentais. Revista da Educação Física/UEM, v.9 n.1, p.75-82, 1998.
LOPES, V. P.; MAIA, J. A. R. Períodos críticos ou sensíveis: revisitar um tema polêmico à luz da investigação empírica. Revista Paulista de Educação Física, v.14, n.2, p.40-128, 2000.
MAIA, D. F.; FARIAS, A. L. P.; OLIVEIRA, M. A. T. Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física para o desenvolvimento da criança. Cenas Educacionais, v. 3, p.e8623, 2020.
MARQUES, et al. Desenvolvimento motor: padrões motores fundamentais de movimento em crianças de 4 e 5 anos de idade. Lecturas Educación Física y Deportes, v.18, n.186, 2013.
OLIVEIRA, G. C. Psicomotricidade e reeducação num enfoque psicopedagógico. 20. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
OLIVEIRA, J. A. Padrões motores fundamentais: implicações e aplicações na educação física infantil. Interação, v.6, n.6, p.37-42, 2002.
PAIM, M. C. C. Desenvolvimento motor de crianças pré-escolares entre 5 e 6 anos. Lecturas: Educación Física y Deportes, v.8, n.58, 2003.
PALMA, L.; GUARÍGLIA, D. A.; MARQUES, I. Análise do desenvolvimento motor de crianças em diferentes classes sociais. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, n. 2, p. 35-43, 2016.
PERROTTI, A. C.; MANOEL, E. J. Uma visão epigenética do desenvolvimento motor. Revista. Brasileira de. Ciência e Movimento, v.9, n.4, p.77-82, 2001.
RISSI, J. B. D.; TEIXEIRA-ARROYO, C. Efeito de um circuito de atividades psicomotoras no desenvolvimento motor de crianças de 3 a 6 anos. Educação Física UNIFAFIBE, v.6, n.1, p.43-55, 2018.
TANI, G. et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
VALENTINI, N. C. Percepções de competências de desenvolvimento motor de meninos e meninas: um estudo transversal. Movimento, v.8, n.2, p.51-62, 2002.
WALLON, H. Do ato do pensamento – Ensaio de psicologia comparada. Lisboa: Moraes, 1979.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.