PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA BAIANA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.52579/diapi.vol1.i.a10164

Mots-clés :

Padrões Motores, Desenvolvimento Motor, Educação Infantil

Résumé

O objetivo deste estudo foi descrever a frequência dos padrões motores fundamentais de movimento de crianças matriculadas na educação infantil em escola de uma cidade do agreste baiano. As crianças foram submetidas a testes de avaliação motora que foram filmadas e analisadas. A amostra foi composta por 50 alunos da educação infantil, de ambos os sexos, 20 com quatro anos e 30 com cinco anos de idade. As habilidades motoras fundamentais de pegar, chutar e saltar horizontalmente foram avaliadas em conformidade aos padrões de desenvolvimento esperados para cada idade. Os resultados apresentaram presença de atraso no desenvolvimento motor das crianças investigadas uma vez que os participantes deveriam estar no estágio elementar de desenvolvimento do movimento.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fábio Thomaz Melo, Docente na Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Ciências da Educação. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Kleonara Santos Oliveira, Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde; do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire. Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa em Neurodesenvolvimento e Inclusão. 

Angelo, Docente na Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Física. Líder do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde.

Claudio, Doutorando em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Cultura e Saúde.

Ricardo Franklin de Freitas Mussi, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade da Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Cultura e Saúde (GEPEECS/CNPq).

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Publié-e

2020-12-29

Comment citer

MELO, F. T.; OLIVEIRA, K. S. .; ANGELO; CLAUDIO; MUSSI, R. F. de F. PADRÕES MOTORES FUNDAMENTAIS DE CRIANÇAS DE UMA ESCOLA BAIANA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 1, p. e10164, 2020. DOI: 10.52579/diapi.vol1.i.a10164. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10164. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - “La gestión organizacional desde la innovación y la visión integral”

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