BERGSON: FOR A CREATIVE EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a11716Keywords:
Education, Culture, Scientificism, CreationAbstract
This brief text intends to fly over some moments of the Bergsonian philosophy, which allow a reflection on an educational way that seeks to encourage in students a movement that takes them to a process of creation, in the opposite extreme of an educational method directed only for the mechanical transfer of content that aims exclusively at repetition and never the creation of the unpublished.
Downloads
References
ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia. 3ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1985.
ANDRADE, Warley Kelber Gusmão. A Relação entre Percepção e Memória no Pensamento de Henri Bergson. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, p. 143. 2007.
BERGSON, Henri. A Energia Espiritual. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Aristóteles. 6ª. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
LORENZ, K. A demolição do homem – crítica à Falsa religião do progresso. São Paulo: Brasiliense, 1986.
TREVISAN, Rubens Murílio. Bergson e a Educação. Piracicaba-SP: Editora Unimep, 1995.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.