Experiências Estéticas: extensão e atendimento à comunidade acadêmica no primeiro ano da pandemia da COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a14784

Palavras-chave:

Extensão universitária, estética, Humanidades, Artes

Resumo

O presente artigo consiste em um relato da experiência do curso de extensão Experiências Estéticas, proposto pelos docentes de Humanidades e Artes do Departamento de Educação, DEDC-XII, da Universidade do Estado da Bahia e realizado no período de setembro a novembro de 2020. O curso ocorreu de forma remota via internet por meio da plataforma Microsoft Teams e teve como objetivo manter a comunicação com a comunidade acadêmica e a comunidade externa no momento em que as atividades acadêmicas presenciais estavam suspensas como medida de enfrentamento da COVID-19. Nesse contexto, foram realizados nove encontros de compartilhamento de conteúdos e diálogos acerca da arte e da estética, oferecendo um ambiente propício para o estabelecimento de trocas simbólicas sobre temas socialmente relevantes no contexto de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warley Kelber Gusmão Andrade, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Mestre em Filosofia  pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, Brasil.

Lidia de Teive e Argolo, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Integrante do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (NEPE) UNEB. Professora Assistente  da Universidade do Estado da Bahia.

Adhemar Santos de Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Universidade Federal de São Paulo; Mestre em Filosofia pelo PROFilo. Integrante do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Paulo Freire (NEPE) UNEB; Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia: Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento/CNPq onde coordena a linha de pesquisa Filosofia, Educação e Arte; Membro do Grupo de Pesquisa em Filosofia da Diferença da UNIFESP; e, membro do GT Deleuze & Guattari vinculado à ANPOF Professor Substituto na Universidade do Estado da Bahia – UNEB Campus XII, Guanambi.

Ana Cláudia de Oliveira Freitas, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Artes Visuais pela UFPB/UFPE; Integrante dos Grupos de Pesquisa: NEPE/UNEB nas linhas - Linguagens e Práticas Pedagógicas; Fundamentos Filosóficos, Psicológicos e Sociológicos; GPECAE/UFRPE na linha: Culturas, Arte e Arte/Educação. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia - Campus XII, Guanambi.

Referências

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BAHIA. Decreto Estadual Nº 19.529, de 16 de março de 2020. Regulamenta, no Estado da Bahia, as medidas temporárias para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus. Disponível em: http://www.legislabahia.ba.gov.br/documentos/decreto-no-19529-de-16-de-marco-de-2020. Acesso em 05 jul. 2022.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

MORAES, Vinicius de. Orfeu da Conceição: tragédia carioca. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

ORFEU Negro. Direção de Marcel Camus. Paris, Roma, São Paulo: Dispatfilms/Gemma Films/Tupan Filmes, 1959. (90 min).

ORGANIZAÇÃO Mundial da Saúde declara pandemia de coronavírus: Atualmente, ao menos 115 países têm casos da doença. Agência Brasil, Brasília, 11 de março de 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus. Acesso em: 05 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2022-10-13

Como Citar

ANDRADE, W. K. G.; DE TEIVE E ARGOLO, L.; DE OLIVEIRA, A. S.; FREITAS, A. C. . de O. Experiências Estéticas: extensão e atendimento à comunidade acadêmica no primeiro ano da pandemia da COVID-19. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e14784, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a14784. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/14784. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos (FLUXO CONTÍNUO)