BERGSON: POR UMA EDUCAÇÃO CRIADORA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a11716

Palavras-chave:

Educação, Cultura, Cientificismo, Criação

Resumo

Este breve texto pretende realizar um sobrevoo sobre alguns momentos da filosofia bergsoniana, que permitam uma reflexão sobre um modo educativo que busque incentivar nos/as estudantes um movimento que os/as leve a um processo de criação, no extremo contrário de um método educacional voltado apenas para o repasse mecânico de conteúdos que visa exclusivamente a repetição e jamais a criação do inédito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warley Kelber Gusmão Andrade, Doutorando em Filosofia no Programa de Pós-Graduação de Filosofia da Universidade Federal de São Carlos

Mestre em Filosofia. Docente na Universidade do Estado da Bahia.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. 1ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia. 3ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1985.

ANDRADE, Warley Kelber Gusmão. A Relação entre Percepção e Memória no Pensamento de Henri Bergson. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências, Universidade Federal de São Carlos. São Paulo, p. 143. 2007.

BERGSON, Henri. A Energia Espiritual. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BERGSON, Henri. O Pensamento e o Movente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CHAUÍ, Marilena. Introdução à História da Filosofia – Dos pré-socráticos a Aristóteles. 6ª. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

LORENZ, K. A demolição do homem – crítica à Falsa religião do progresso. São Paulo: Brasiliense, 1986.

TREVISAN, Rubens Murílio. Bergson e a Educação. Piracicaba-SP: Editora Unimep, 1995.

Downloads

Publicado

2021-05-05

Como Citar

ANDRADE, W. K. G. BERGSON: POR UMA EDUCAÇÃO CRIADORA. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e11716, 2021. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a11716. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/10.52579%20diapi.v2i.11716. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)