GEPEPF em ação

a interdisciplinaridade a favor da Educação em Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20695

Palavras-chave:

GEPEPF, Interdisciplinaridade, Educação em Direitos Humanos, Formação continuada

Resumo

O processo formativo deve ser eminentemente contínuo. Deste modo, temos por finalidade apresentar os desdobramentos das ações do grupo de estudos e pesquisas da educação em Paulo Freire (GEPEPF, doravante) no interregno do semestre letivo 2023.2 pela teia da interdisciplinaridade a favor da educação em direitos humanos. Mais especificamente, mapear o diretório acadêmico do GEPEPF, escavar as linhas de pesquisa e explicitar as ações decorridas das linhas de pesquisa. Deste modo, partimos da curiosidade epistemológica: Qual é a dinâmica da formação do ser professor na atualidade? A metodologia que melhor coopera para os achados desta curiosidade é a teoria da análise do discurso de Michel Foucault (2008), a qual nos permite mapear, escavar e explicitar o GEPEPF em ação. Assinalamos que o respectivo grupo de estudos e pesquisas tem promovido a inserção dos seus membros com intensidade nas ações de ensino, pesquisa e extensão, bem como indo além, alcançando processos formativos autônomos e criativos de seus membros através da interdisciplinaridade a favor da educação em direitos humanos, sobretudo, para os professores que dele participam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutora em educação. Professora do departamento de educação do Ceres/UFRN. Diretora pedagógica do Centro Paulo Freire-estudos e pesquisas. Líder do grupo de estudos e pesquisas da educação em Paulo Freire.

Referências

ARROYO, Miguel Gonzáles. Currículo, território em disputa. Petrópolis/RJ: Vozes, 2011.

BENEVIDES. M.V. Direitos Humanos: desafios para o século XXI. In: Silveira. In: Silveira, Rosa Maria Godoy et al. Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos, João Pessoa: Editora Universitária. 2007.

BRANDÃO, C.R. A participação da pesquisa no trabalho popular. In: Brandão, C.R. (Org.) Repensando a pesquisa participante. São Paulo: Brasiliense, p.223-252. 1984.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org.). O que é interdisciplinaridade? - 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática docente. 1ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1997.

FOUCAULT, Michel. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009.

GIL, Antônio Carlos. (2012). Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

NÓVOA, António. Os professores e as histórias da sua vida. In:_____(Org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

VIEIRA DE MELO, M. A. GEPEPF em ação: a interdisciplinaridade a favor da Educação em Direitos Humanos . Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20695, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20695. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20695. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas