Museologia e Educação. Um estudo exploratório sobre o Projeto CONSIGO

Educação Patrimonial Interdisciplinar no Ecomuseu de Maranguape, Ceará, Brasil.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20692

Palavras-chave:

Museologia Comunitária, Educação Popular, Património cultural integral, Educação Patrimonial Interdisciplinar, ,comuseu.

Resumo

O Projeto “CONSIGO”, vencedor do 11º Prêmio Ibermuseus de Educação em 2021, é uma iniciativa local para uma política pública em educação patrimonial no município de Maranguape, Ceará, Brasil. Coordenado pelo Ecomuseu de Maranguape e realizado de modo remoto, o projeto é pioneiro no lançamento de uma aplicação de telemóvel (APP) em museologia comunitária para a salvaguarda comunitária do património cultural. Desta forma, o estudo exploratório no artigo em causa pretendeu dar a conhecer e analisar sob o paradigma da ação-reflexão-ação, as atividades e os resultados do projeto. Para tanto, a metodologia valeu-se de elementos da etnografia digital para a escolha dos instrumentais de recolha de dados com estudantes e professores de 25 escolas públicas que permitiu identificar evidências sobre os contributos do projeto para uma educação patrimonial interdisciplinar, popular e popularizada no município de Maranguape.

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Biografia do Autor

Nádia Helena Oliveira Almeida, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP)

Vínculo institucional: Doutoranda no Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE) da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); Centro de investigação e Intervenção Educativa (CIIE)/Comunidades de Práticas de Investigação: trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais  (CoPin/TEDeMoS) da Faculdade de Psicologia e ciências da Educação da Universidade do Porto; Diretoria Executiva da Associação Brasileira de Ecomuseus e Museus Comunitário (ABREMC); Diretoria da Associação Portuando (Portugal).

João Carlos Pereira Caramelo, Universidade do Porto (FPCEUP)

Professor Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal; CoPIn - Comunidade de Prática de Investigação no CIIE/Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais (Coord.); Membro do Conselho de Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP (2010-...)Membro do Conselho Científico da FPCEUP (2015-...); Coordenador da área programática 4 - Inovação, Criatividade e Desenvolvimento Local em Educação do CIIE (2010-2014); Membro da Comissão Científica do Mestrado em Educação e Formação de Adultos; Consultor de Formação do Centro de Formação Contínua de Professores CPDF; Membro do Conselho Científico da revista Laboreal.

Maria Alexandra de Sá Dias da Costa, Universidade do Porto (FPCEUP)

Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP); CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal; CoPIn - Comunidade de Prática de Investigação no CIIE/Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais (Coord.); Subdiretora da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Directora do Curso de Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º. Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário da FPCEUP; Membro do Conselho do Departamento de Ciências da Educação da FPCEUP; Membro do Conselho do Departamento de Ciências da Educação; Membro da Comissão Executiva do Departamento Ciências da Educação.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

OLIVEIRA ALMEIDA, N. H.; PEREIRA CARAMELO, J. C.; DE SÁ DIAS DA COSTA, M. A. Museologia e Educação. Um estudo exploratório sobre o Projeto CONSIGO: Educação Patrimonial Interdisciplinar no Ecomuseu de Maranguape, Ceará, Brasil. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20692 , 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20692. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20692. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas