EDUCAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: OS DESAFIOS DOS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol3.i.a15334

Palavras-chave:

Interculturalidade, Diferença, Igualdade, Escola

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar os desafios dos docentes na construção de práticas pedagógicas interculturais na perspectiva do cotidiano escolar. No que se refere ao método, trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória, envolvendo levantamento bibliográfico, tendo como referência material já publicado, constituído, principalmente, por livros, artigos científicos de periódicos disponibilizados na Internet. O referencial teórico utilizado tem por base Candau (2008, 2010, 2011 e 2016). Ao trabalhar a relação entre esses três vértices - cotidiano escolar, desafios dos docentes e práticas pedagógicas interculturais - percebemos a necessidade de articular políticas de igualdade e políticas de identidades, que têm sido uma preocupação fundamental tanto de instâncias governamentais quanto de movimentos sociais, organizações não governamentais e outros atores da sociedade civil, ao passo que entendemos, no entanto, que,  no âmbito da educação escolar, é possível detectar uma sensação de impotência, pois não sabermos como lidar positivamente com essas questões. No interior desta perspectiva, percebe-se a dificuldade de se embrenhar na problemática da interculturalidade, entendendo ser o desafio da escola trabalhar a diversidade.

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Biografia do Autor

Antonieta da Paixão Santos, Secretaria Municipal de Educação de Igrapiúna

Especialista em Metodologia do Ensino da Geografia pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e letras de Candeias - FAC.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

SANTOS, A. da P. EDUCAÇÃO E COTIDIANO ESCOLAR: OS DESAFIOS DOS DOCENTES NA CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERCULTURAIS. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 3, p. e15334, 2022. DOI: 10.52579/diapi.vol3.i.a15334. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/15334. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCAÇÃO E CIDADANIA: REFLEXÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS