Narrativas docentes e de estudantes da EJA: reflexões de um trabalho com conto afro-brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19104Palavras-chave:
EJA, Conto Afro-brasileiro, Prática Pedagógica, DramatizaçãoResumo
O Presente artigo discutirá uma proposta de trabalho pedagógico com conto afro-brasileiro realizado numa escola da rede pública municipal de ensino de Salvador numa turma do Tempo de Aprendizagem – TAP I, anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O texto evidenciará os objetivos das atividades desenvolvidas e apresentará as situações didáticas. Através do desenvolvimento da encenação do conto: A vendedora de acaçás que ficou rica de autoria de Deoscóredes Maximiliano dos Santos conhecido como Mestre Didi foram exploradas situações didáticas com foco na Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. Todo o trabalho desenvolvido teve como ponto de partida a exploração do conto afro-brasileiro e proporcionou o trabalho com diversas áreas do conhecimento. O planejamento didático permitiu descobertas para os/as docentes e para os alunos e alunas da EJA e será apresentado através de algumas narrativas. A estratégia didática favoreceu momentos de aprendizagem mútua de forma significativa e prazerosa. O processo formativo permitiu que ambos os sujeitos compartilhassem saberes e conhecimentos.
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